center
center

.

.

CASA DE RETIRO E ENCONTROS

CASA DE RETIRO E ENCONTROS
CONTATO: RUA SÃO VICENTE DE PAULO,300,ANTONIO BEZERRA - FORTALEZA/CE - TEL:(85)3235-6153

quarta-feira, 13 de março de 2013

Primeiras palavras do Papa Francisco I

"Queridos irmãos e irmãs, boa tarde, como vocês sabem os cardeais no conclave têm que encontrar um bispo para Roma, e parece que os irmãos cardeais o procuraram quase no fim do mundo, mas estamos aqui. Agradeço-lhes a acolhida à comunidade diocesana de Roma como seu bispo.
Em primeiro lugar queria fazer uma oração pelo nosso bispo emérito Bento XVI, rezemos todos juntos para que o Senhor o abençoe e a Virgem o proteja.
Desejo a todos que este caminho de Igreja que começamos hoje e no qual me ajudará o cardeal vigário aqui presente, seja fecundo para a evangelização (Aplausos).
E agora eu gostaria de dar a bênção - disse o Santo Padre – ainda que antes, peço-lhes um favor: antes de que o bispo abençoe o povo, peço-lhes que rezem ao Senhor para que me abençoe. Porque é a oração do povo pedindo a benção para o seu bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim”.
[Anúncio da Indulgência Plenária]
Agora vos darei a benção, a vós e a todos os homens e mulheres de boa vontade.
[Benção Urbi et Orbi]
Irmãos e irmãs, vos deixo, muito obrigado pela acolhida, rezem por mim e até logo, nos vemos em breve. Amanhã quero rezar à Nossa Senhora, para que proteja toda Roma. Boa noite e bom descanso".

terça-feira, 12 de março de 2013

Grupo de Estudos Vicentinos

     Fonte: www.pbcm.com.br 
Entre os dias 9 e 10 de março de 2013, realizou-se o primeiro encontro do Grupo de Estudos Vicentinos (GEV), reunindo Padres da Missão e Filhas da Caridade das Províncias do Brasil, indicados por seus respectivos Visitadores(as). O encontro teve lugar na Casa Provincial das Filhas da Caridade da Província do Rio de Janeiro. Das 3 Províncias da Congregação da Missão, apenas a Província do Sul não enviou representante. Das 6 Províncias das Filhas da Caridade, somente a de Fortaleza não se fez presente. Erámos, portanto, 7 participantes, acolhidos e estimulados pelos Visitadores Irmã Maria Cristina d’Abruzzo e Pe. Geraldo Ferreira Barbosa, que, desde o começo, se dispuseram a oferecer condições para que o Grupo pudesse vir à luz e concretizar sua proposta.
Neste primeiro encontro, detivemo-nos sobre o estado atual dos estudos vicentinos nas Províncias; elaboramos o Projeto do GEV, a partir do esboço anteriormente apresentado aos Visitadores(as); consideramos uma proposta de conteúdo e método para uma adequada abordagem das fontes vicentinas, particularmente no que se refere à experiência espiritual de São Vicente; definimos estratégias e distribuímos tarefas em vista do encaminhamento de nossos trabalhos. Desfrutamos também de momentos fortes de oração em comum, apropriando-nos de nossa mais genuína tradição vicentina. A próxima reunião terá lugar na Casa Provincial das Filhas da Caridade de Curitiba, de 31 de maio a 2 de junho de 2013.
A seguir, apresentamos o Projeto, na esperança de torná-lo realidade para colaborar na permanente tarefa de revitalização e transmissão da herança recebida de nossos fundadores.