center
center

.

.

CASA DE RETIRO E ENCONTROS

CASA DE RETIRO E ENCONTROS
CONTATO: RUA SÃO VICENTE DE PAULO,300,ANTONIO BEZERRA - FORTALEZA/CE - TEL:(85)3235-6153

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

V Curso de Formação de Formadores - CLAPVI

Representantes do Brasil
Pe. Denilson (PBCM), Pe. Anderson (PFCM), Pe. Eugenio (CMPS)
No período de 1 a 13 de fevereiro aconteceu no Seminário São Vicente de Paulo, em Funza, Colômbia, o V encontro de formação para formadores promovido pela CLAPVI - Conferencia Latina Americana das Províncias Vicentinas. Neste encontro refletimos sobre a nova Ratio Formationis da Congregação da Missão.

Participaram 57 missionários entre formadores e responsáveis da pastoral vocacional da Colombia, Chile, Equador, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba, Perú, Venezuela, Honduras, Haití, República Dominicana, Centroamérica, Costa Rica y México. Também participaram os jovens do Seminário Interno e da Teologia da Província da Colômbia.

Foram momentos ricos de oração, celebração, estudo, reflexão, partilha, convivência, enriquecimento cultural e religioso. Encontros dessa natureza, promovidos pela Congregação da missão, nos possibilita ter um olhar mais amplo do nosso carisma e nos impulsiona no desejo de tornar nosso carisma cada vez mais vivo, em especial, entre os pobres.

Deus continue abençoando a Congregação da Missão, sobretudo, enviando jovens dispostos a seguir Jesus nas pegadas de São Vicente de Paulo. Envie homens missionários dispostos a ir além de si mesmo dando testemunho do Amor, Justiça e caridade. 











Falecimento de seis seminaristas lazaristas em acidente na Nigeria

El Secretario Provincial de la Congregación de la Misión en Nigeria ha escrito al Superior General, P. G. Gregory Gay, CM, con la triste noticia del fallecimiento de seis seminaristas en un accidente en Nigeria:
Querido P. Gregory,
Saludos de amor y paz desde Enugu. Escribo en nombre del Padre Visitador, Cyril Mbata, CM, para informarle del repentino fallecimiento de seis de nuestros seminaristas, esta mañana. Los seis eran estudiantes de Filosofía. Estaban de camino a Enugu, para participar en un encuentro con los estudiantes de Teología, un programa habitual del periodo vacacional para nuestros estudiantes.
Es triste decir que se produjo a menos de 20 minutos de la Casa de la Comunidad. Sus restos han sido depositados en el tanatorio. Los nombres de los estudiantes son:
1. EMEKA OSISIURI
2. JOACHIM EHIRMEYOMA
3. EMMANUEL AGBO
4. EMMANUEL ADAH
5. MICHAEL NWAFOR
6. EMMANUEL OKOLI

En este momento, otros 10 están recibiendo tratamiento en el hospital y se están recuperando bien. El informe que nos han facilitado dice que estalló una de las llantas traseras del vehículo que les llevaba, lo que hizo que diese varias volteretas.
Fraternalmente en San Vicente,
Joachin U. Nwaorgu, CM
Secretario provincial
Congregación de la Misión
Provincia de Nigeria
MARYLAND, UGWUAJI ROAD
P.O. BOX 3356, ENUGU
NIGERIA.

Fonte:http://cmglobal.org/es/2016/02/23/fallecidos-seis-seminaristas-paules-en-un-accidente-en-nigeria/

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Carta do Presidente Internacional Juventude Mariana Vicentina

Aos Presidentes e Presidentas,
Assessores e Assessoras,
e demais membros dos Conselhos Nacionais de JMV.

Querid@s amig@s:

Este ano na JMV abrimos nosso coração à Misericórdia! Com este lema entramos em sintonia com o ano jubilar da misericórdia proclamado pelo Papa Francisco no último 8 de dezembro de 2015. Isso representa para nós um duplo compromisso, como membros da Igreja e como membros da Família Vicentina. Este é um chamado a ser Misericordiosos como o nosso Pai. Abrir nosso coração as obras de misericórdia significa reafirmar nosso compromisso como filhos desse Pai Misericordioso.

Quero compartilhar com vocês que o novo Conselho Internacional de JMV esteve reunido entre os dias 7 e 10 de janeiro, durante esses dias de trabalho refletimos temas de interesse para a atualidade de nossa Associação, aos quais mencionamos a seguir.

Plano quinquenal

Tomando como base o Documento Final elaborado durante a IV Assembleia Geral Salamanca 2015, o Conselho Internacional JMV elaborou o plano que traça o caminho da Associação para os próximos cinco anos. Para a elaboração deste documento foram tomadas em conta as seguintes áreas:

Vida Espiritual
Formação
Apostolado
Família Vicentina
Custódia dos bens
Estilo de Vida

Em cada área a Equipe Internacional deu sugestões para desenvolvê-las e contextualizá-las. Pedimos aos ConselhosNacionais que leiam cuidadosamente este plano e encaminhem seus esforços a estes objetivos comuns. (http://www.secretariadojmv.org/pt/quem-somos/plano-quinquenal-da-jmv-internacional)

Jornada de retiro Espiritual (Quaresma 2016)

O Papa tem pedido aos membros da Igreja "refletir o sentido das obras de misericórdia corporais e espirituais" (Misericordiae Vultus N. 15.) Portanto, através do Concílio Pontifício "Cor Unum", pede aos membros da Igreja que dediquem durante a Quaresma um dia de retiro com o tema "Caritas Christi urget nos". O material formativo para este retiro, que está especialmente dirigido às organizações eclesiais que trabalham para a caridade, será difundido através da página web do Vaticano e publicado também no site do Secretariado Internacional. Portanto, confiamos na resposta de cada equipe de coordenação a este chamado de nossa Igreja.

Encontro Juvenil Vicentino e Jornada Mundial da Juventude

De 23 a 27 de julho de 2016 acontecerá em Piekary, Polônia, o Encontro Juvenil Vicentino (EJV), momento em que os diferentes movimentos juvenis da Família Vicentina se unem em celebração e formação. Posteriormente a este encontro, até o dia 31, será a Jornada Mundial da Juventude com o lema "Bem-Aventurados os Misericordiosos". Animamos a todos os jovens de nossa associação que já estão inscritos a participar ativamente deste encontro e da Jornada que nos fazem crescer como cristãos e nos unem aos demais membros da Igreja e de nossa Família Vicentina.

Ano da Colaboração Vicentina

No próximo mês de maio, na Festa de Pentecostes, será o encerramento desta celebração da nossa Família Vicentina denominado "Ano da Colaboração Vicentina", que apesar disso, o ânimo e o desejo de colaborar se mantém. Como membros de JMV nos mantemos abertos as distintas propostas de colaboração que nos fazem os distintos ramos, trabalhando juntos nesta missão compartilhada que temos como Família Vicentina. O ano de celebração termina, mas sabemos que a verdadeira colaboração começou.

Custódia dos bens

Apesar dos grandes esforços realizados por muitos países, e apesar do montante total arrecadado durante nossa Campanha de Autofinanciação, nossa Associação ainda não cumpre com o objetivo de ser economicamente autossustentável. Por isso, o Conselho Internacional irá propor diferentes maneiras de arrecadação mediante as quais continuaremos com o objetivo de atingir essa meta e também ajudar com ideias que colaborem para o sustento local dos diferentes grupos.

Formação e Assessoria

Aproveitando o ano da colaboração e nossa participação na Família Vicentina, a JMV fez um chamado aos distintos ramos e membros da família vicentina para que os aproximem de nós e que possamos fazermos presentes em suas atividades. Acreditamos na Família Vicentina Internacional como suporte e parte importante da formação de JMV.

Também estendemos aos distintos assessores laicos e consagrados, que são parte de nossa família, nosso mais sincero agradecimento por caminhar com cada um de nós, ajudando-nos a estar evangelizados para evangelizar. Acreditamos que o trabalho de assessoria é prioritária na vida de JMV e nos ocuparemos de fornecer documentos e materiais para continuar a reforçar a associação.

Recordamos aos distintos Conselhos Nacionais a possibilidade de compartilhar através de nossa página web, as formações locais em seu próprio idioma. Esta ferramenta é bastante útil e nos une internacionalmente. Os materiais que desejem compartilhar podem ser feitos através do voluntário designado a sua língua ou diretamente na aba FORMAÇÃO na opção COMPARTILHE de nossa página web. (http://www.secretariadojmv.org/pt/formation/compartilhe-2)

Equipe Internacional

A nova e recém formada equipe internacional se sente comprometida com esta nova missão e conta com suas orações para o bom desenvolvimento das distintas funções. Esta equipe está aberta e à disposição de todos e a cada um dos membros que desejem realizar comunicação direta, podem fazê-lo através dos e-mails dos distintos membros do Conselho Internacional ou através do voluntário correspondente a sua língua.

Yancarlos de Jesús Carrasco, Presidente Internacional. presijmv@gmail.com; Rafael Cruz, Conselheiro América. /Users/USUARIO/Downloads/america.jmv@gmail.com">america.jmv@gmail.com; Ricardo Sousa Ferreira, Conselheiro Europa. europa.jmv@gmail.com; Bienvenú Fouda, Conselheiro África.africa.jmv@gmail.com; Andrew Wagdy, Conselheiro Ásia e Oriente Médio. asia.jmv@gmail.com; Ir. Bernardita García, Delegada Internacional. delinterjmv@gmail.com; P. Irving G. Amaro, Sub Diretor Internacional. secinterjmv@gmail.com.

Obrigado antecipadamente aos distintos membros dos Conselhos Nacionais pela leitura e seguimento aos distintos pontos deste documento. Confiamos que caminhando com Jesus, Maria e Vicente daremos grandes passos, enquanto abrimos nosso coração à Misericórdia.

A Jesus com Maria,

Yancarlos de Js. Carrasco de los Santos

Presidente Internacional JMV

Fonte: http://secretariadojmv.org/pt/jmv/abrimos-nosso-coracao-a-misericordia