center
center

.

.

CASA DE RETIRO E ENCONTROS

CASA DE RETIRO E ENCONTROS
CONTATO: RUA SÃO VICENTE DE PAULO,300,ANTONIO BEZERRA - FORTALEZA/CE - TEL:(85)3235-6153

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Pensamento:


Noticias: CIF - Centro Internacional de Formação São Vicente de Paulo




Caros coirmãos e estudantes
Aqui, última semana do CIF. No campo da vocação vicentina uma experiência que revigora convicções e aprofunda inquietações quanto ao futuro da Congregação a partir da formação inicial, mas também permanente.
O objeto de estudo foi a Razio Formationis como já sabemos. Na verdade, um tema trazido duas vezes pela VICENTIANA e que nós da teologia transformamos num estudo sistemático nas conferências das segundas-feiras. A contribuição desse guia para o processo formativo  inicial ( dos seminaristas) e para  formação permanente ( dos coirmãos) consiste  não só na insistência quanto ao ‘perfil vicentino’, mas quanto a sua finalidade. A formação inicial e permanente deve levar a seguinte compreensão: somos uma Congregação internacional a serviço do carisma  ( eixo vicentino) e prontos para colaborar com e como Família Vicentina em qualquer parte do mundo. Um processo formativo  que não estabelece estratégias para  esse entendimento, 'estrangula' o futuro da Congregação.
Em linhas bem gerais, traduzo nessa afirmação, a ideia principal e as convergências de pensamento   dos assessores do CIF, ao longo dessas quatro semanas em Paris. Claro, que nas minhas anotações fiz marcações importantes sobre a fala dos assessores e as discussões por grupo linguístico ou não. Nas assessorias, cada etapa do processo se tornou tema e uma possibilidade de discussão ( seguindo a estrutura da Razio)  assim como também a formação permanente.
Enfim, agradeço a rica oportunidade que a Província de Fortaleza e a Congregação me deram, o apoio dos coirmãos pela assistência ao Seminário São Vicente e a Paróquia São Raimundo em Belém durante a minha ausência ...  Mas, agradeço  acima de tudo, ao Deus da Vida que revelou em Cristo, Evangelizador dos Pobres, o carisma que inspirou o  inesgotável apostolado de São Vicente de Paulo  na França e no mundo inteiro. Os lugares vicentinos visitados são uma prova histórica e ocular do evento Vicente de Paulo.  Na França, o Pai da Caridade é um acontecimento tão notável,  que  até hoje se narra...
Cordialmente,
Pe. Adriano,CM

Pensamento


quarta-feira, 6 de julho de 2016

Encontro dos Coordenadores do Serviço de Animação Vocacional Vicentino (SAVV)

Aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de junho de 2016, na casa provincial das filhas da caridade de Curitiba, o encontro dos coordenadores do Serviço de Animação Vocacional Vicentino. Foram dias ricos de reflexão, oração, partilha, fraternidade e encaminhamentos para o próximo Interprovincial que será realizado no período de 19 a 22 de outubro de 2017 na Província de Curitiba das Filhas da caridade e dos padres lazaristas.
Tivemos como assessor o Padre Edson Frederichen, da Congregação da Missão Provincia do Sul, que refletiu o tema: “Cultura do Chamado: Espiritualidade-apelos-resposta na missão do Animador/a Vocacional”.
A reflexão nos ajudou a entender o significado do que é cultura, a forma como dialogar com os jovens, o cuidado para não abortarmos uma vocação, se há um real problema da crise vocacional e a proximidade que,no discipulado, devemos ter com Jesus. 
Foram dias ótimos enriquecidos pela Eucaristia, amizade e passeio pela bela Cidade de Curitiba. A todas as irmãs, que nos acolheram, nosso muito obrigado.