center

.

.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pe. Pedro Van Erk, CM - De volta a casa do Pai

Pe. Pedro Van Erk, nasceu na Holanda no dia 12 de Novembro de 1922 como segundo de cinco filhos do casal: Henrique Adriano Van Erk e Joana Jacoba Dictus.
Em Setembro de 1935 entrou no Seminário Menor da Congregação da Missão dos Padres Lazaristas, onde fez o curso preparatório e curso ginasial de seis anos.
No dia 05 de Setembro de 1944 fez os votos perpétuos de obediência, pobreza e castidade, logo após iniciou o curso de Filosofia de dois anos seguido do curso de teologia de 4 anos.
Nas férias escolares do final do ano de 1950 fez o curso de primeiros socorros e veio definitivamente para o Brasil em Outubro de 1950.
Tomou o navio Inglês, " O ALCÂNTARA " em Cherboug, na França no dia 4 de Outubro de 1950 e chegou no Brasil no dia 14 de Outubro de 1950 na cidade de Recife.
No dia 28 de Outubro de 1950 viajou de navio "O SANTOS" para Fortaleza com três colegas, novos padres e padres veteranos, no porto do mucuripe. A turma dos padres Lazaristas só viam casebres e pensavam ter chegado na capital do Ceará. Ficaram na casa da Congregação da missão do Benfica onde começaram a pronunciar a gramática. Foram até Maranguape dormiram em rede onde vieram a serem apresentados ao Arcebisbo de Fortaleza, Dom Antônio de Almeida Lustosa, às filhas da caridade e aos vigários das paróquias vizinhas.
No dia 27 de Novembro de 1950 foi sozinho a Caicó receber sua primeira nomeação, passou a noite em Mossoró na casa de co-irmãos.
O Vaticano decidiu começar uma Escola Apostólica para formar Padres na congregação da missão. Indicaram o Antigo Barro Vermelho e a sua Escola Apostólica São Vicente de Paulo. Era um seminário muito bem dirigido pelos padres Lazaristas do Rio de Janeiro.
O Padre Pedro Van Erk após várias tentativas, funda o Ginásio São Vicente, começando com a primeira série ginasial com duas turmas. Com a extinção do curso primário e do curso ginasial e com a criação do curso de primeiro grau admitido em 1972 para seu estabelecimento de ensino particular e religioso.
Pe. Pedro recorda-se da professora e Psicóloga educacional Dra. Maria Necy Teles de Menezes e afirma " A professora Necy muito me ajudou na época do convênio com a prefeitura" ainda relembra " nunca ví pessoas tão interessadas em resolver o ensino como o prefeito Dr. Evandro Ayres de Moura e a sua secretária de educação professora Maria Liduina Correia Leite.".
Em 1988 quando da administração da Prefeita Maria Luiza este convênio foi extinto
Em 1997 o Pe. Pedro deixa depois de 35 anos a frente da diretoria administrativa do Ginásio São Vicente e a entrega ao Padre Antônio Garcês de sua inteira confiança dando uma nova denominação para COLÉGIO SÃO VICENTE.
Seu falecimento ocorreu em Fortaleza no dia 22 de outrubro, às 0h30, no Hospital Waldemar Alcântara em decorrência de um AVC, Contava 87 anos.

Prof.º Myrson Lima
ex-aluno de Pe. Pedro Van Erk