center

.

.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Posse do Pe. Evaldo na Paróquia de São Pedro e São Paulo. Fortaleza/CE




Nota da CNBB Sobre o Momento Atual do Brasil

“O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz” (Tg 3,18)
Nós, bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB, reunidos em Brasília-DF, nos dias 8 a 10 de março de 2016, manifestamos preocupações diante do grave momento pelo qual passa o país e, por isso, queremos dizer uma palavra de discernimento. Como afirma o Papa Francisco, “ninguém pode exigir de nós que releguemos a religião a uma intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional, sem nos preocupar com a saúde das instituições da sociedade civil, sem nos pronunciar sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos” (EG, 183).
Vivemos uma profunda crise política, econômica e institucional que tem como pano de fundo a ausência de referenciais éticos e morais, pilares para a vida e organização de toda a sociedade. A busca de respostas pede discernimento, com serenidade e responsabilidade. Importante se faz reafirmar que qualquer solução que atenda à lógica do mercado e aos interesses partidários antes que às necessidades do povo, especialmente dos mais pobres, nega a ética e se desvia do caminho da justiça.
A superação da crise passa pela recusa sistemática de toda e qualquer corrupção, pelo incremento do desenvolvimento sustentável e pelo diálogo que resulte num compromisso entre os responsáveis pela administração dos poderes do Estado e a sociedade. É inadmissível alimentar a crise econômica com a atual crise política. O Congresso Nacional e os partidos políticos têm o dever ético de favorecer e fortificar a governabilidade. 
As suspeitas de corrupção devem ser rigorosamente apuradas e julgadas pelas instâncias competentes. Isso garante a transparência e retoma o clima de credibilidade nacional. Reconhecemos a importância das investigações e seus desdobramentos. Também as instituições formadoras de opinião da sociedade têm papel importante na retomada do desenvolvimento, da justiça e da paz social.
O momento atual não é de acirrar ânimos. A situação exige o exercício do diálogo à exaustão. As manifestações populares são um direito democrático que deve ser assegurado a todos pelo Estado. Devem ser pacíficas, com o respeito às pessoas e instituições. É fundamental garantir o Estado democrático de direito.
Conclamamos a todos que zelem pela paz em suas atividades e em seus pronunciamentos. Cada pessoa é convocada a buscar soluções para as dificuldades que enfrentamos. Somos chamados ao diálogo para construir um país justo e fraterno.
Inspirem-nos, nesta hora, as palavras do Apóstolo Paulo: “trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, tende o mesmo sentir e pensar, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco” (2 Cor 13,11). 
Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, continue intercedendo pela nossa nação!
Brasília, 10 de março de 2016.
Dom Sergio da Rocha                              Dom Murilo S. R. Krieger
    Arcebispo de Brasília-DF                     Arcebispo de S. Salvador da Bahia-BA
   Presidente da CNBB                         Vice-Presidente da CNBB

Fonte: http://www.cnbb.org.br

Serviço de Animação Vocacional Vicentino


Aconteceu nos dia 12 e 13 de março na casa de retiro, anexo a casa provincial São Vicente de Paulo, o primeiro encontro vocacional da Província de Fortaleza da Congregação da Missão. Com o tema: Jovem, coragem, levanta-te Ele te chama! Os jovens puderam rezar e refletir sobre o chamado de Deus em suas vidas.

O assessor, o jovem Leonardo, através de seu testemunho e conteúdo muito contribuiu para que Deus falasse ao coração dos vocacionados. Segundo a a avaliação foi ótima a reflexão e conteúdo abordado. 
Foram dois dias de reflexão, fraternidade, partilha, alegria, oração e desejo de está mais perto de Jesus e conhecer o carisma vicentino. Que Deus continue suscitando no coração dos jovens o desejo de entrega e serviço para a construção de um mundo mais cheio de justiça e amor, sobretudo, para os pobres. São Vicente interceda por nossa missão.







Comunidade em Festa em Março


Vida:
05/03 - Dom Fernando
09/03 - Pe. Evaldo
10/03 - Pe. Hermano
11/03 - Pe. Fantico 
19/03 - Pe. Junior Rebouças
19/03 - Pe. Jânio 
29/03 - Pe. Marcos Mequista

Entrada na Congregação:
01/03 - Pe. Alexandre

Ordenações:
19/03 - Pe. Lino Roelofs (Holanda)
19/03 - Pe. João Pubben (Holanda)