center

.

.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Iº Encontro de Bispos Vicentinos do Mundo

IMG_2325
De 23 a 25 de junho aconteceu na Casa María Inmaculada de Vía Ezio em Roma o primeiro encontro  de bispos vicentinos do mundo. Dos 32 bispos do mundo mundo, participaram do encontro 22 bispos, sendo eles, do Líbano, Itália, Polônia, Colômbia, Brasil, Mozambique, Índia, Etiopia, Madagascar, Albania, Ucrânia, Argentina, Guatemala e Perú. 
Que Deus continue abençoando a missão de nossos coirmãos bispos. 

Congresso da Vida Consagrada acontece em Bogotá

                                     
Por Rosinha Martins! 09.06.2015| Horizontes de novidade na vivência de nossos carismas hoje; escutemos a Deus onde a Vida Consagrada clama”. Este é o lema do Congresso da Vida Consagrada promovido Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR).
O evento, que acontecerá dos dias 18 a 21 de junho, no Colégio de Nossa Senhora do Pilar, Chapinero - Bogotá, é uma das atividades da Confederação para celebrar o Ano da Vida Consagrada. 
De acordo com a coordenação, o Congresso da Vida Consagrada 2015 “pretende ser uma experiência de graça, que nos ajude a descobrir os horizontes de novidade na vivência de nossos carismas hoje para começar uma nova etapa, 'Escutar a Deus onde a Vida Consagrada clama'; assim nos leva e levará a viver confiadamente um presente que tem futuro e a transformar nossa vida e missão. 
Em nota publicada pela Pontifícia Comissão para a América Latina, a presidente da Confederação, Irmã Mercedes Casas, relatou que “através deste evento, no qual participarão por volta de 1,2 mil religiosos e religiosas, se busca gerar um espaço para “despertar aos religiosos e religiosas, de modo que eles possam despertar ao mundo, como pediu o Papa Francisco na Carta Apostólica que escreveu por ocasião do Ano da Vida Consagrada”. 
Mercedes acrescentou ainda, o significado deste evento para a Vida Consagrada da América Latina. “É um ano de graça, um presente que nos fez o Papa, surpreso e também animador, porque nos desperta a um dom tão grande que a Igreja recebeu através da Vida Consagrada. Representa um ano de renovação, de formular-nos perguntas sobre nossa identidade, nossa missão e a maneira em que vivemos nossa consagração”. 
Juntamente com os religiosos e religiosos vindos de todas as Conferências confederadas à CLAR, estará o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, o cardeal dom João Braz de Aviz. “A positiva resposta do Cardeal ao convite da CLAR representa uma valorização do Santo Padre, que também se fará presente com uma mensagem (...) e expressa a sintonia da Santa Sé com a CLAR, com o Congresso e com a Vida Consagrada do Continente, e confirma nossa comunhão eclesial”, disse o Padre Gabriel Naranjo Salazar, Secretário Geral da CLAR. 

Fonte: Gaudium Press/ http://www.crbnacional.org.br

Reeleita a presidente da Conferencia Latino-americana e Caribenha de Religiosos(as).

                          
Rosinha Martins| 23.06.2015| A confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), reelegeu na tarde desta terça, 23, na Colômbia, a mexicana Irmã Mercedes Casas Sánchez, como presidente. Irmã Mercedes pertence à Congregação das Filhas do Espírito Santo, uma congregação mexicana, fundada pelo padre Félix Rougier e Ana María Campos em 1924. Ela nasceu em Ensenada, Baja Califórnia – México. 

Para Irmã Mercedes a força da Vida Consagrada da América Latina está no amor que o religiosos tem por este estilo de vida. “Se percebe o carinho a esta vocação, crer na força e no tesouro que é a Vida Religiosa para a Igreja. Este amor, segundo Mercedes, se vê no empenho de cada Conferência para animar seus religiosos, por vincular-se e responder à realidade que estão vivendo e ao chamado de Deus. “Outra fortaleza da Vida Consagrada, afirma, é a comunhão que se está vivendo tanto nas Conferências nacionais como na própria CLAR. Vamos caminhando com um horizonte e um ideal e isso nos une profundamente”.


Nos próximos dias os religiosos reunidos em Assembleia deverão eleger os outros membros que comporão a presidência junto à Irmã Mercedes.


Fonte:http://www.crbnacional.org.br