center

.

.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Festa de Santo Antônio em Quixeramobim/Ceará

Considerada a maior festa religiosa do sertão central cearense, Santo Antônio, padroeiro do município de Quixeramobim, será comemorado no período de 29 de maio a 13 de junho próximo. O pároco, Padre Francisco Sérgio de oliveira, anunciou a programação que será levada a efeito em parceria com a Prefeitura Municipal. Segundo o convite distribuído pela paróquia, o objetivo dos festejos é celebrar a festa do padroeiro Santo Antônio aprendendo com seu exemplo de discípulo missionário de Jesus Cristo no seio da família. 
Dentre os objetivos específicos da festa religiosa são enumerados: o envolvimento das famílias e escolas no desejo da construção de uma sociedade pautada no diálogo; ir ao encontro das crianças, jovens e pobres, levando todos a uma experiência com a Palavra de Deus; viver intensamente esse período como tempo de graça e de retiro comunitário; despertar na vida de todos os batizados a vocação de discípulos missionários de Jesus Cristo; fortalecer e animar a fé encarada na realidade; favorecer oportunidades de encontro, lazer e entretenimento aos devotos de Santo Antônio e fomentar valores evangélicos de partilha, solidariedade e trabalho comunitário.
De acordo com a programação, a festa começa no domingo, dia 29 de maio às 10 h, com uma carreata pelas principais ruas da cidade e a benção dos veículos. No encerramento, uma feijoada será servida no Barracão de Santo Antônio, para a confraternização dos fiéis. Na segunda-feira, dia 30, às 18h30min, chegada da imagem de Jesus, Maria e José em comemoração aos 40 anos da diocese de Quixadá.  Às 19 h, missa na Igreja Matriz de Santo Antônio, celebrada pelo Padre Sebastião, Pároco da paróquia de São Francisco do bairro da maravilha – Quixeramobim-Ce. 
  
Terça-feira, dia 31, às 18h, abertura da festa com o hasteamento da bandeira de Santo Antônio, em seguida trezena e missa tendo como celebrante o Padre Evaldo – provincial da província de Fortaleza da congregação da missão. No sábado, dia 04, acontece um dos momentos altos das comemorações com a Cavalgada e a Missa do Vaqueiro, celebrada pelo Padre Adauto Farias que estará estilizado de vaqueiro, cantando durante os ritos litúrgicos. O tradicional leilão de Santo Antônio acontecerá no sábado, dia 11 de junho logo após a missa. 
O encerramento dos festejos ao santo padroeiro de Quixeramobim ocorrerá dia 13 de junho com celebrações de missas a partir das 5 h da manhã na Igreja Matriz. Às 09h30min a Missa Solene será presidida pelo bispo diocesano, Dom Ângelo Pignolli. Às 15 h, a procissão percorrendo as principais ruas da cidade, em louvor ao santo, numa demonstração de fé e religiosidade popular; em seguida a benção aos fiéis e o arreamento da bandeira, por último, show pirotécnico de encerramento dos festejos do padroeiro.

Fonte: CRISANTO TEIXEIRA – JORNALISTA DRT 2158