center

.

.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

CARTA DO ENCERRAMENTO DO 400º ANIVERSARIO DO CARISMA VICENTINO

Resultado de imagem para 400 anos do carisma vicentino
ONGREGAZIONE DELLA MISSIONE
CURIA GENERALIZIA
Via dei Capasso, 30 – 00164 ROMA Tel: +39 06 661 30 61 – Fax: +39 06 666 38 31 – Email: cmcuria@cmglobal.org
SUPERIORE GENERALE
Roma, 25 de janeiro de 2018.
Carta de encerramento do 400º aniversário do carisma vicentino
“NO LIMIAR DO QUINTO SÉCULO DO CARISMA VICENTINO”
“Bendito e louvado seja Deus, o Pai de Jesus Cristo, Senhor nosso, que do alto céu nos abençoou em Jesus Cristo com bênção espiritual de toda sorte!” (Efésios, 1,3).
A todos os membros da Família Vicentina
Meus queridos irmãos e irmãs em São Vicente,
A graça e a paz de Jesus estejam sempre conosco!
Ao finalizar oficialmente, neste 25 de janeiro de 2018, o 400º aniversário do carisma vicentino, podemos repetir as palavras de São Paulo, no início de sua carta aos Efésios, com o coração transbordando de alegria. O Céu nos abençoou com bênçãos em todos os âmbitos: em nível pessoal, em nível de cada ramo e no âmbito da Família Vicentina como um todo. Que esta experiência permaneça para nós fonte de aprofundamento, de desenvolvimento e de extensão do carisma vicentino, a fim de produzir sempre mais novos frutos.
Durante o ano jubilar, a Família Vicentina organizou tantas iniciativas, celebrações e projetos maravilhosos no plano local, nacional e internacional. No plano internacional de toda a Família Vicentina, organizamos:

O PAPA FRANCISCO REZA O ANGELUS EM LIMA

Angelus, em Lima:  “rejeitem qualquer ‘photoshop’ do coração e confiem em Deus”

O Papa saudou em Lima os jovens católicos do Peru, a quem pediu que rejeitem qualquer ‘photoshop’ do coração e confiem em Deus.

“Deixai que vos diga: o coração não se pode ‘photoshopear’, porque é nele onde se joga o amor verdadeiro; nele joga-se a felicidade.”, disse, antes da recitação da oração do ângelus, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de Armas.

Francisco sublinhou que não é possível usar ‘photoshop’ nos outros, na realidade que rodeia cada um, em si próprio.

“Como é o teu coração? Jesus não quer que te ‘maquilhem’ o coração. Ele ama-te assim como és e tem um sonho para realizar com cada um de vós. Não vos esqueçais: Ele não desanima de nós”, afirmou, num tom coloquial.

Depois de ter recordado o próximo Sínodo sobre os jovens, que vai decorrer em outubro, no Vaticano, o Papa referiu que as novas gerações “são importantes para a Igreja”.

“Devemos dar-lhes a importância que merecem e ter a coragem que demonstraram muitos jovens desta terra que não tiveram medo de amar e apostar em Jesus”, sustentou.

Francisco evocou as vidas dos santos do Peru, em particular São Martinho de Porres, que decidiu “gastar a sua vida pelos outros” apesar de todas as adversidades.

“Não vos deis por vencidos, não percais a esperança! Não vos esqueçais dos Santos, que nos acompanham do céu; recorrei a eles, rezai e não vos canseis de pedir a sua intercessão”, apelou.

“Há muitas situações que nos caem em cima e parece que vamos ficar fora do Mundial; parece que nos vencem. Mas não é verdade, pois não?”, gracejou depois, perante os risos dos peruanos, cuja seleção foi a última a conseguir qualificar-se para o Campeonato do Mundo de futebol de 2018, na Rússia.

A intervenção sublinhou a vocação que Deus confia a cada pessoa, independentemente das suas eventuais falhas, porque ninguém é “excluído” no seguimento de Jesus.

“Não percas tempos a mascarar o teu coração; enche a tua vida do Espírito”, declarou o Papa.

O discurso de vários minutos concluiu-se com um pedido de intercessão à Virgem Maria, para que acompanhe sempre os jovens, sobretudo nos momentos de “tomar decisões importantes”.

“Não desanimem, porque a vida vale a pena ser vivida de cabeça erguida. Que Deus vos abençoe”, finalizou.

A visita do Papa ao Peru termina esta tarde com a celebração da Missa na Base Aérea Las Palmas; a cerimónia de despedida, no aeroporto de Lima, acontece às 18h00 locais (23h00 em Lisboa), a que se segue a viagem para Roma, onde o voo papal deverá chegar às 14h15 (13h15 em Lisboa) desta segunda-feira.


Fonte:http://cnbb.net.br/angelus-em-lima-rejeitem-qualquer-photoshop-do-coracao-e-confiem-em-deus/

14º INTERECLESIAL DAS CEBS

Bispo referencial das CEBs do Regional Sul 1 da CNBB fala sobre o Intereclesial
Faltando poucos dias para o início do 14º Intereclesial, na cidade de Londrina, PR, o bispo da diocese de Caraguatatuba (SP) e referencial da Cebs do Regional Sul 1 da CNBB, Dom José Carlos Chacorowski (foto)conversou com a assessoria de imprensa do Regional Sul 1 da CNBB. O 14º Intereclesial acontecerá de 23 a 28 de janeiro de 2018, na cidade de Londrina Paraná. O tema será: CEBs e os Desafios no Mundo Urbano. Terá como lema: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” Ex 3,7. Confira a entrevista:
Daqui alguns dias, a cidade de Londrina será sede do 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEB). Qual é a sua expectativa para o evento?
As CEBs nasceram e se desenvolveram no espírito da renovação do Concílio Vaticano II e assim tornaram-se uma manifestação clara de pessoas que queriam viver intensamente os valores do Evangelho e, por isso mesmo, foram forte testemunho do Reino de Deus, anunciado por Jesus e chegaram a ser as comunidades que tinham realmente o rosto eclesial. A meu ver, nas duas últimas décadas este foco foi desviado. O olhar que deveria ter permanecido sobre o Evangelho acabou sendo desviado para uma doutrina partidária. Perdeu-se a força do profetismo e da espiritualidade. Espero que este Intereclesial possa ser um novo passo em direção ao espírito renovador do Concílio Vaticano II.
O tema da edição deste ano será os “desafios do mundo urbano”. O senhor pode falar um pouco sobre este tema?
Enquanto a sociedade continuar construindo sobre bases capitalistas e critérios puramente econômicos, nunca chegaremos a uma sociedade fraterna e solidária. O grande desafio seria a mudança desses parâmetros. Que força seria capaz de superar a ganância?
No âmbito Regional, o senhor é bispo Referencial das Cebs no estado de São Paulo. Como o Senhor vê a caminhada da Cebs no estado de São Paulo?
Tenho mais contato com os delegados nos encontros e percebo que são pessoas comprometidas e muito dedicadas.
Na Cebs do Regional Sul 1 têm atividades programada pós-intereclesial?
Concretamente tomaremos as decisões na manhã que será reservada lá em Londrina quando os regionais se reunirão para a partir das conclusões do Intereclesial traçar suas atividades. Quanto ao Regional Sul 1, buscaremos resgatar com mais clareza a identidade das CEBs. Decidir a posição diante das eleições deste ano, qual envolvimento teremos com as comunidades específicas como quilombolas, indígenas, etc., e evidentemente como se posicionar diante dos desafios do mundo urbano.
O Ano do Laicato, nos convida a refletir sobre os “Cristãos leigos e leigas, “Sal da terra e luz do mundo”. Tanto nas CEBs como nas Pastorais Sociais, o protagonismo dos leigos e leigas é bastante forte. Como o senhor vê essa atuação? Sem eles não haveria CEBs?
Exatamente por terem sido “luz no mundo e sal da terra” as CEBs a partir de leigos e leigas e religiosos ou religiosas quando unidos aos leigos tornaram-se fortes polos evangelizadores. Sem eles as CEBs não teriam conseguido promover muitas comunidades carentes muitas vezes esquecidas pelo poder público.
E para concluir, deixa a sua mensagem para os animadores e animadoras de Cebs do nosso Regional?
É a partir do Evangelho que devemos anunciar o Reino de justiça, fraternidade e paz. Nosso Senhor Jesus Cristo abençoe este 14° Intereclesial, levando cada um de nós ao comprometimento da construção de uma sociedade mais humana, mais fraterna, mais ecológica e mais solidária. Acompanhe-nos a materna intercessão da Imaculada Conceição Senhora Aparecida.
Entrevista concedida ao jornalista Renato Papis, do Regional Sul 1 da CNBB

Fonte: http://cnbb.net.br/bispo-referencial-das-cebs-do-regional-sul-1-da-cnbb-fala-sobre-o-intereclesial/