center

.

.

sábado, 13 de novembro de 2010

Pe.Severino, PFCM, eleito para o Conselho Presbiteral de Belém

Na terça-feira (16) o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, se reuniu com 20 padres da Arquidiocese de Belém no Centro Sagrada Família, em Ananindeua, junto com o Conselho de Consultores, para a posse do novo Conselho Presbiteral Arquidiocesano, que exercerá o mandato a partir de 2011 até 2013.

"É o conselho do bispo. É um grupo de padres com os quais o bispo se reúne para cuidar da vida e ministério dos presbíteros, das situações reais da vida da diocese", explica o chanceler da Cúria Metropolitana, padre Jaime Sidônio. "A função do conselho é consultiva, mas depois o bispo tem o direito de tomar a decisão que achar melhor", completa.
Vinte presbíteros integram o conselho, distribuídos em categorias diferentes. "Primeiro os membros natos, que já têm o direito pela função que exercem. São os vigários gerais, episcopais, o chanceler da Cúria, o reitor do Seminário Maior. Depois há os membros eleitos, sendo que um é o representante do clero, votado por todos os presbíteros. Este padre tem a função de, por exemplo, representar a diocese em uma reunião regional de presbíteros. Ele também deve ser aquele que cuida e acompanha a situação dos padres, depois cada região episcopal elege também um representante, que junto, com o vigário episcopal formam dois membros para cada região. Há ainda três membros que são escolhidos pelo bispo, são os membros nomeada 'ad natum'", diz padre Jaime Sidônio.
Entre os sete presbiteros, que foram eleitos, estar nosso coirmão Pe. Severino Bezerra de Melo, pároco da Paróquia Imaculada Conceição, que será representante da Região Santa Cruz - Castanheira-Belém/PA.



Fonte: Voz de Nazaré