center

.

.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Palavras do Superior Geral por ocasião da festa de São Vicente de Paulo

Queridos membros da Família Vicentina,
Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos vocês!
Nesta festa de São Vicente de Paulo, uno-me a vocês para agradecer a Deus pela benção de servir a seu querido Povo; sobretudo a estes homens e mulheres excluídos de sua participação na sociedade; estas pessoas que vivem nas periferias, nossos mestres e senhores. Somos chamados a servir a estes homens e mulheres e a encontrar Cristo neles. Exortam-nos a não só a darmos-lhes nossas vozes em suas causas, mas também a escutá-los e falar por eles. Por isto, como consequência de nossa identificação com eles, convidam-nos a que sejamos seus amigos. (cf. Papa Francisco, Evangelii Gaudium, #198).
Ao responder o chamado para participar no processo da Nova Evangelização, nós, como Vicentinos, temos uma contribuição excepcional a oferecer. Primeiro, durante este ano da colaboração se nos apresenta uma oportunidade para fortalecer os vínculos de cooperação e solidariedade, entre os quase trezentos ramos da Família Vicentina; naqueles lugares onde estes vínculos podem ser débeis ou inexistentes; somos desafiados a explorar caminhos e meios para estabelecer tais vínculos. Dita colaboração é essencial se continuaremos a dar o testemunho de que todos somos um Povo de Deus, uma Família Vicentina.
Vicente de Paulo falou com frequência sobre um processo afetivo e efetivo de evangelização. Nosso esforço para tornar realidade uma colaboração maior entre nós é o melhor meio de assegurar que chegamos a muitos mais membros esquecidos da sociedade.
Além disso, creio que temos outra contribuição importante para oferecer à Igreja, na medida em que nos comprometemos com a Nova Evangelização. Nos últimos anos, temos visto distintos ramos da Família Vicentina unirem-se para mudar estruturas injustas e opressivas, que impedem as pessoas viverem dignamente. Nossa implicação neste processo colaborador de mudança de estruturas nos capacita para que sejamos discípulos-missionários Vicentinos.
Continuemos trabalhando juntos em processos criativos de colaboração de mudança de estruturas; recordando que a última palavra pertence ao livro do Apocalipse: “E vi um novo céu e uma nova terra, porque o primeiro céu e a primeira terra deixaram de existir e o mar já não mais existia” (Ap 21, 1)… E que Deus nos abençoe hoje e todos os dias de nossa vida.
Seu irmão em São Vicente de Paulo,
Reverendo. G. Gregory Gay, CM
Superior Geral

Palavras do Visitador por ocasião da festa de São Vicente de Paulo

Saúde, paz e muita disposição missionária para o seguimento de Jesus Cristo Evangelizador dos Pobres!

Estimados Coirmãos, seminaristas e vocacionados:

Mais uma vez, estamos celebrando a festa do nosso fundador São Vicente de Paulo.O dia 27 de setembro é data significativa para nós, missionários lazaristas, para várias ramos da Família Vicentina e para muitos leigos que colaboram conosco em nossa missão.

Por ocasião da Festa de São Vicente, somos convidados a agradecer por todo bem que a Congregação da Missão realiza no Brasil até hoje e a pedir para que, em espírito de colaboração, com renovado ardor apostólico e com fidelidade criativa, àluz da espiritualidade vicentina e atentos aos apelos de Deus, continuemos a bonita missão que o Senhor nos confia por meio de São Vicente.

Celebrar a festa de São Vicente nos leva, como servos humildes de Cristo, a agradecer a Deus pelo dom que o carisma vicentino é na vida da Igreja e na vida de tantas pessoas em particular. Tudo é dom e graça. Assim como São Vicente e os primeiros missionários buscavam unicamente fazer a vontade de Deus, assim também nós, hoje, lazaristas e Família Vicentina, somos chamados a sermos fiéis a Cristo, colocando-nos inteiramente a serviço da Igreja e dos pobres.

Como filhos de São Vicente, queremos ir ao encontro das pessoas que vivem nas periferias da humanidade, às margens da sociedade e que perderam a esperança cristã. Queremos partilhar nossos recursos materiais e humanos, colaborando com outras entidades afins, colocando-os a serviço da vida e da missão. Acima de tudo,queremos ser presença de esperança, de reconciliação e de testemunho da “Alegria do Evangelho”.

Para isso, imploramos ao Senhor o seu amor e a graça de “tornar efetivo o Evangelho, evangelizando por palavras e por obras” (SV XII, 87).

Peço que na missa deste dia, domingo, na igreja matriz ou comunidade em que celebrarem não se esqueçam de falar do nosso santo fundador, não apenas fazendo alguma referência a ele, mas dando-lhe o destaque que merece.

Que Deus nosso Senhor, pela intercessão de São Vicente, nos abençoe e envie sobre nós a força do Espírito, mantendo-nos unidos a Cristo e à missão que Ele nos confia, levando a Boa Nova aos pobres.


Parabéns e um feliz dia de São Vicente!




Pe. Evaldo Carvalho, CM

Visitador Provincial da PFCM