center

.

.

sábado, 12 de julho de 2014

Dom Viçoso é declarado venerável

O papa Francisco autorizou a promulgação do decreto em que consta a declaração das virtudes heroicas do Servo de Deus dom Antonio Ferreira Viçoso, que foi bispo da arquidiocese de Mariana (MG) de 1844 a 1875. A decisão do papa foi anunciada em audiência, na terça-feira, dia 8, com o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato.
Em nota, a arquidiocese de Mariana alegrou-se com o que considera “mais um passo significativo rumo à beatificação”. Com a autorização do papa, dom Viçoso recebe o título de venerável, sendo necessário para a beatificação, portanto, a aprovação de um milagre, o que já é analisado pelos peritos da Congregação da Santa Sé.
Em maio, o papa autorizou o início do processo de beatificação de outro arcebispo de Mariana, dom Luciano Mendes de Almeida, que governou a Igreja particular de 1988 a 2006, quando faleceu aos 75 anos. Os dois bispos encontram-se enterrados na cripta da Catedral da arquidiocese.
Dom Viçoso
Dom Antonio Ferreira Viçoso nasceu em Peniche, Portugal, no ano de 1787. Na Congregação da Missão, foi ordenado sacerdote em 1818 e chegou ao Brasil no ano seguinte, com 32 anos de idade. Antes do episcopado, abriu o Colégio do Caraça, em Minas Gerais, onde pregou em diversas missões nos povoados. Também atuou na educação da juventude. Durante 15 anos esteve Jacuecanga, entorno de Angra dos Reis (RJ).
Em 1837, retornou a Minas e foi eleito superior geral dos Lazaristas. Sua ordenação episcopal aconteceu em 1844, no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro.
Em Mariana (MG), reformou o seminário, fundado em 1750. Ali, aplicou as normas do Concílio de Trento para a formação do Clero.
Falecido em 1875, teve seu processo de canonização aberto no mesmo ano, por dom Silvério Gomes Pimenta. 

Fonte: Site da CNBB