center

.

.

domingo, 19 de maio de 2013

Familia Vicentina (Regional Belém) - Convite


Regional Belém
 Prezados irmãos(as) em São Vicente de Paulo, 
Este ano, por excelência, estamos vivenciando o ano da fé. No dizer do Santo padre o Papa Emérito Bento XVI este ano quer  ser “ um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo...  Ao longo deste tempo, manteremos o olhar fixo sobre Jesus Cristo, «autor e consumador da fé» (Heb 12, 2): n’Ele encontra plena realização toda a ânsia e anélito do coração humano. A alegria do amor, a resposta ao drama da tribulação e do sofrimento”
Na Igreja, vivemos nossa fé na Pessoa de Jesus Cristo imbuídos (as) do carisma de São Vicente e Santa Luiza que viveram autenticamente essa fé no amor e no serviço aos mais pobres; portanto esse ano da fé para nós vicentinos significa não só fortalecer nossa fé no Deus da Vida mas, também, cada vez mais vive-la através da caridade(amor): concretude da fé.
Estamos convidando todos s ramos da família vicentina em Belém para uma tarde de formação em torno do tema: “ A fé de (em)  São Vicente de Paulo”, assessorado pela leiga Orlanda Rodrigues Alves, ex sub secretaria da CNBB – regional Norte II. Essa formação será na paróquia da Imaculada Conceição – dos missionários Lazaristas, que fica a rua Snapp , 09 – no conjunto Gleba III, bairro castanheira, as 15 hs.
Como você chegar: descer no inicio da Av. Augusto Montenegro, próximo ao entroncamento, no colégio Madre Celeste, pegando a primeira rua a direita você  verá já a placa indicativa da paróquia. Qualquer dúvida ligar para: 32774642 e 8180-1187.
                                                                                                                                          Atenciosamente,
Pe. Raimundo Nonato Cândido da Silva.CM

Pentecostes: O Envio do Espírito Santo

Do Tratado contra as heresias, de Santo Irineu, bispo

(Lib. 3,17,1-3:SCh34,302-306) (Séc.II)

Ao dar a seus discípulos poder para que fizessem os homens renascer em Deus, o Senhor lhes disse: Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Mt 28,19)
Deus prometera, por meio dos profetas, que nos últimos tempos derramaria o seu Espírito sobre os seus servos e servas para que recebessem o dom da profecia. Por isso, o Espírito Santo desceu sobre o Filho de Deus, que se fez Filho do homem, habituando-se com ele a conviver com o gênero humano, a repousar sobre os homens e a morar na criatura de Deus. Assim renovava os homens segundo a vontade do Pai, fazendo-os passar da sua antiga condição para a vida nova em Cristo.

São Lucas nos diz que esse Espírito, depois da ascensão do Senhor, desceu sobre os discípulos no dia de Pentecostes, com o poder de dar a vida nova a todos os povos e de fazê-los participar da Nova Aliança. Eis por que, naquele dia, todas as línguas se uniram no mesmo louvor de Deus, enquanto o Espírito congregava na unidade as raças mais diferentes e oferecia ao Pai as primícias de todas as nações.

Foi por isso que o Senhor prometeu enviar o Paráclito, que os tornaria capazes de receber a Deus. Assim como a farinha seca não pode, sem água, tornar-se uma só massa nem um só pão, nós também, que somos muitos, não poderíamos transformar-nos num só corpo, em Cristo Jesus, sem a água que vem do céu. E assim como a terra árida não produz fruto se não for regada, também nós, que éramos antes como uma árvore ressequida, jamais daríamos frutos de vida, sem a chuva da graça enviada do alto.

Com efeito, nossos corpos receberam, pela água do batismo, aquela unidade que os torna incorruptíveis; nossas almas, porém, a receberam pelo Espírito.
O Espírito de Deus desceu sobre o Senhor como espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e de temor de Deus (Is 11,2). É este mesmo Espírito que o Senhor por sua vez deu à Igreja, enviando do céu o Paráclito sobre toda a terra, daquele céu de onde também Satanás caiu como um relâmpago (cf. Lc 10,18).

Por esse motivo, temos necessidade deste orvalho da graça de Deus para darmos fruto e não sermos lançados ao fogo, e para que também tenhamos um Defensor onde temos um acusador. Pois o Senhor confiou ao Espírito Santo o cuidado da sua criatura, daquele homem que caíra nas mãos dos ladrões e a quem ele, cheio de compaixão, enfaixou as feridas e deu dois denários reais. Tendo assim recebido pelo Espírito a imagem e a inscrição do Pai e do Filho, façamos frutificar os dons que nos foram confiados e os restituamos multiplicados ao Senhor.