center

.

.

Congregação da Missão

Congregação da Missão foi fundada no dia 17 de abril de 1625, por São Vicente de Paulo. Seus membros são conhecidos como padres e irmãos vicentinos ou lazaristas(porque a primeira casa da Congregação, em Paris, se chamava "Casa de São Lázaro").Segundo as Constituições da Congregação da Missão, seu fim é:
"Seguir Cristo Evangelizador dos pobres. Este fim se realiza quando os seus membros e comunidades, fiéis a São Vicente:
Procuram com todas as forças revestir-se do espírito do próprio Cristo, para adquirirem a perfeição conveniente à sua vocação;
Se aplicam a evangelizar os pobres, sobretudo os mais abandonados;
Ajudam os clérigos e os leigos na sua própria formação e os levam a participar mais plenamente na evangelização dos pobres".
A Congregação da Missão é uma sociedade de vida apostólica. Conta atualmente com aproximadamente 4.100 membros, presentes em diversos países e atuando em missões, seminários, paróquias, colégios e obras diversas de serviço aos pobres. A Congregação da Missão nasceu da experiência de São Vicente, que, na descoberta de Cristo presente nos pobres, se consagrou inteiramente ao serviço dos empobrecidos. Por isso, a Congregação procura orientar sua vida e trabalho dentro de algumas características bem específicas e próprias:
a) O espírito da Congregação é a participação no espírito de Cristo Evangelizador dos pobres. Portanto, seu espírito contém aquelas íntimas disposições de alma de Cristo que São Vicente desde o início recomendava aos seus missionários:
Amor e caridade para com o Pai;
Caridade efetiva e compassiva para com os pobres;
Docilidade para com a Divina Providência.
b) Buscando se revestir do espírito de Cristo Evangelizador dos Pobres, a Congregação procura exprimir seu espírito por meio de 5 virtudes: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo.
c) A Congregação se compõe de padres e leigos consagrados(irmãos), que vivem e trabalham em comunidade e fazem os Votos de Estabilidade, Pobreza, Castidade e Obediência.
d) Tendo "Cristo como a regra da Missão" e sempre aberta aos mais urgentes apelos da Igreja, a Congregação, em seus trabalhos, quer ter sempre em vista:
Uma clara e expressa preferência pelo apostolado entre os pobres; eles sãos "os nossos mestres e senhores";
Uma atenção especial para a realidade da sociedade humana, sobretudo para as causas da pobreza e da desigualdade social, a fim de atender às exigências da justiça social e da caridade evangélica;
Alguma participação na condição de vida dos pobres, para que se possa aprofundar a solidariedade com eles;
Verdadeiro sentido comunitário entre seus membros nos trabalhos apostólicos, de modo a se ajudarem e se fortalecerem na vocação comum;
Disponibilidade para ir ao mundo inteiro para anunciar o evangelho;
Busca contínua de conversão, de modo a crescer na sintonia e compromisso com o Evangelho e com os apelos missionários.
e) A Congregação busca desenvolver seu trabalho sempre em conformidade com as orientações da Igreja. Dentro do espírito e exemplo de São Vicente, se propõe a dar uma atenção especial às Missões Populares, às Missões Ad Gentes, ao trabalho de Formação de Padres e Leigos, à colaboração com as Filhas da Caridade e Movimentos de inspiração vicentina e a Obras de atendimento aos mais pobres.