center

.

.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Dom Vicente Zico lança seu livro CHAMADOS A SER SANTOS

Tenho procurado humildemente dedicar meu tempo de Arcebispo emérito sobretudo à pregação de retiros espirituais. Sem abandonar as tarefas ordinárias de padre ou de bispo, que não foram poucas, pude acolher e com prazer, graças às condições de saúde que Deus me concedeu depois dos 80 anos, os diversos convites das dioceses e comunidades religiosas para lhes fazer as meditações dos seus retiros anuais.
Três temas ou matérias de reflexão me foram oferecidas, nos três últimos anos: O Ano Paulino, o Ano Sacerdotal e o Ano Jubilar dos 350 anos da morte de São Vicente de Paulo, para os membros da Congregação da Missão ou Lazaristas.
Minhas "palestras" foram antes de tudo um aprofundamento pessoal das ideias ou das razões que motivaram a celebração desses eventos, e deixo aqui resumido o que procurei então transmitir.
Trata-se, portanto, aqui de simples meditações, e não de estudos ou análises exegéticas de algum texto ou citação da Sagrada Escritura, mesmo porque, a serem pronunciadas em retiro, cuido de não torná-las pesadas aos ouvidos e aos olhos de quem me escuta.
Outros tiveram, como eu, oportunidade de expor suas reflexões ou estudos, na vivência do Ano Paulino e do Ano Sacerdotal, ou do Ano Jubilar vicentino. O que aqui apresento (a pedido) não passa de um pouco mais daquilo que pronunciei com base nos meus esquemas de meditação.
                                                     Dom Vicente Joaquim Zico, cm
                                                    Arcebispo Emérito de Belém do Pará


As meditações espirituais para sacerdotes, chamados estes a ser santos, nascem da contemplação das coisas de Deus feita por um Bispo "não complicado". As palavras brotam livres e fáceis, fazendo da vida do padre uma "bem-aventurança", alegria de viver por Deus e para Deus.
E Dom Vicente Zico, Lazarista de boa cepa, fiel a São Vicente de Paulo, oferece aos padres de hoje propostas desafiadoras, a fim de que o fulcro da caridade integre plenamente sua vida e seu ministério.
Aqui estão meditações profundas, propostas em linguagem simples e ao mesmo tempo densas em seus conteúdos.
A Arquidiocese de Belém e nosso Centro de Cultura e Formação Cristã se alegram em apresentar aos sacerdotes, religiosos e religiosas, membros de Comunidades Novas e a todos os fiéis o presente que brota do coração jovial de Dom Vicente. Tenho a certeza de que muitas pessoas ficarão mais perto de Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conduzidas por suas mãos de Pastor solícito e zeloso pela causa do Evangelho.

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém

O lançamento acontecerá quinta feria 14 de abril de 2011, às 19h no Auditório Dom Vicente Zico, atrás da Igreja da Santíssima Trindade (Praça Barão do Rio Branco, 71 - Campina, fone: 3242-4917).
PEDIDOS DESTA OBRA
Centro de Cultura e Formação Cristã - CCFC da Arquidiocese de Belém
Br 316 km 6 s/n - CEP: 67033-971 - Caixa Postal n 28 - Ananindeua - Pa
Fone: (91) 4009-1550 e-mail: ccfc@ccfc.com.br site: http://www.ccfc.com.br/




Fonte: Site do Centro de Cultura