center
center

.

.

CASA DE RETIRO E ENCONTROS

CASA DE RETIRO E ENCONTROS
CONTATO: RUA SÃO VICENTE DE PAULO,300,ANTONIO BEZERRA - FORTALEZA/CE - TEL:(85)3235-6153

sábado, 14 de julho de 2012

182º Aniversário da 1ª Aparição da Virgem Maria a Santa Catarina Laboure

Madrid (Espanha), 18 de julho de 2012

Queridos membros da JMV:
Recebam uma saudação carinhosa e fraterno neste dia especial do 182º aniversário da 1ª aparição da Virgem Maria a Santa Catarina e o início da aventura JMV!
Este ano, estou pensei especialmente em Santa Catarina, a mensageira da Virgem. É estranho notar como ela parecia não ter nada que dizer ao mundo, assumindo uma vida de silêncio e entrega. No entanto, sua vida, colocada a disposição da Mensagem da Medalha, mudou muitas vidas, inclusive as nossas. Ela foi instrumento para que hoje possamos ser membros da Associação e servir, a partir dela, a Cristo nos mais desfavorecidos. Sabemos que esse privilégio de haver visto e falado com a Virgem não "mudou nada", mais que lhe ajudou a ser ainda mais fiel à promessa que fez quando era apenas uma criança: “A partir de agora, serás minha mãe”.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Grito dos Povos da Amazônia

Irmãs e irmãos caríssimos em Cristo Jesus,Povo de Deus na Amazônia,
“Não tenha medo, cotinue a falar e não se cale, pois eu estou contigo“ (At 18,9)
“Cristo aponta para a Amazônia“ lembrava o Papa Paulo VI aos bispos da Amazônia por ocasião de seu encontro em Santarém, de 24 a 30 de maio de 1972, marco indelével na história da Igreja desta grande região brasileira, habitada por povos de culturas e tradições tão diferenciadas do outro Brasil.
Expressamos nossa gratidão ao Deus da vida porque nestes 40 anos, não obstante nossas fragilidades, nossa Igreja tem anunciado Jesus Cristo ressuscitado, caminho, verdade e vida e tem marcado presença junto ao povo sofrido, sendo muitas vezes a voz dos povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, seringueiros e migrantes, nas periferias e em novos ambientes do centros urbanos animando as comunidades na reivindicação do respeito pela sua história e religiosidade. É também a vida destes povos, seu modo de viver, sua simplicidade, seu protagonismo, sua fé que nos encantam! Não faltou o testemunho de entrega da própria vida até o derramamento de sangue. Este testemunho nos anima, nos encoraja e nos fortalece. São também protagonistas religiosos e religiosas, pastorais, movimentos e serviços que tem sido uma força viva e atuante na realidade das nossas comunidades.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Oração por um Ano de Vida Sacerdotal

Senhor, há um ano chamaste-me pela ordenação presbiteral a ser um sinal de Cristo na terra. Ainda revivo na memória os gestos, sinais e os ecos das palavras que pronunciei naquela noite vocacional. As gotas de águas que caíram naquele momento confirmaram o quanto iria ser uma bênção aquela entrega definitiva. A oração de Dom José Carlos na prece de ordenação era a sua naquela noite no monte das oliveiras: “rogo por aqueles que me deste” (Jo 17,9).
Senhor, nunca me deixaste só. Sinto uma união intima contigo em cada presidência da santa missa, ao ver as lágrimas no rosto de quem é perdoado, ao batizar uma criança, no beijo de um casal ao receber o matrimônio. Sinto tua presença na bênção a alguém enfermo e na visita a uma família. Em tudo sei que há tua graça. Perdoa minha fragilidade. Une-me cada vez mais a Ti. Não quero fazer minha vontade. Quero sentir uma alegria imensa em servir aos outros como me ensinou meu fundador São Vicente de Paulo. E peço que este seguimento seja até o último suspiro de minha alma. Concede-me a graça da fidelidade e humildade de Maria para eu ser outro Cristo por muitos anos em tua Igreja, Amém!
Pe. Gilvan Manuel, CM
Tianguá- CE

domingo, 8 de julho de 2012

3º Congresso Missionário Nacional


A Igreja no Brasil se prepara para o 3º Congresso Missionário Nacional (3º CMN) que reunirá nos dias 12 a 15 de julho em Palmas (TO), cerca de 600 pessoas de todas as regiões do país. O Congresso terá como lema “Como o Pai me enviou, assim eu vos envio” (Jo 20,21) e tema “Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural à luz do Vaticano II”.

Encontro dos Diretores Provinciais das Filhas da Caridade

Estar acontecendo em Paris - França, o encontro internacional dos diretores das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. No encontro estamos refletindo sobre o papel e a missão do padre diretor. O encontro estar nos proporcionando refletir sobre os trabalhos práticos referente a missão do diretor, momentos de confraternização e troca de experiencias entre os membros. Estão participando seis padres diretores das seis provincias das Filhas da Caridade do Brasil. 
Fraternalmente,
Pe.Nonato. 
Diretor da Província da Amazônia

Aniversariantes de Julho

Vida
05/07 - Pe.João Bonifácio 
14/07 - Pe. João Carlos Iancoski 
15/07 - Pe. Lino Van Lin 
24/07 - Pe. Jair


Ordenação
03/07 - Pe.Pedro Gotardo
17/07 - Pe. Cristiano
18/07 - Pe.Lino Van Lin
 22/07 - Pe. Hermano
 23/07 - Pe.Jaime
                                                   28/07 - Pe.Sergio
                                                   28/07 - Pe.Antonio Garces