center

.

.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Saudação pela nomeação do padre Fernando Barbosa dos Santos




A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saúda o novo bispo da prelazia de Tefé (AM), padre Fernando Barbosa dos Santos, nomeado hoje, dia 14, pelo papa Francisco. A nota é assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência, dom Leonardo Ulrich Steiner, que expressa o desejo da CNBB de que "a vida e a missão como pastor da Igreja particular de Tefé seja revestida do espírito de 'Cristo Evangelizador dos Pobres'”, conforme o lema da Congregação da Missão à qual o presbítero pertence. 
Confira a saudação na íntegra: 
Saudação ao Padre Fernando Barbosa dos Santos
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB saúda, com alegria, o Reverendo Padre Fernando Barbosa dos Santos, CM, nomeado hoje, 14 de maio, pelo Papa Francisco, bispo da Prelazia de Tefé, no Amazonas. A diocese está vacante desde a transferência de dom Sérgio Eduardo Castriani, CSSp, para a arquidiocese de Manaus.
Padre Fernando é natural de Sertânia (PE). Atualmente, é pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Fortaleza, no Ceará. Como membro da Congregação da Missão, CM, foi ordenado presbítero em 1996. Seus estudos teológicos foram concluídos no Instituto Regional de Pastoral, em Belém do Pará. Na mesma cidade, foi diretor do seminário de Teologia São Vicente de Paulo.
A CNBB acolhe Padre Fernando como novo membro e roga a Deus para que seu ministério episcopal seja fecundo e paternal. Possa realizar na Amazônia o apelo feito pelo Papa Francisco: “ao respeito e à salvaguarda de toda a criação que Deus confiou ao homem, não para que a explorasse rudemente, mas para que tornasse ela um jardim” (discurso ao episcopado brasileiro, em julho de 2013).
A vida e a missão como pastor da Igreja particular de Tefé seja revestida do espírito de “Cristo Evangelizador dos Pobres”.
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Reunião Interprovincial da Congregação da Missão do Brasil

Aconteceu do dia 12 a 14 de maio em Fortaleza, capital do Ceará, a reunião interprovincial da Congregação da Missão do Brasil. Estão representando nossas províncias os seguintes coirmãos: PBCM: Geraldo Mól e Emanoel; CMPS: Fabiano, Marcos Gumieiro, Ilson e Eugenio Jose Wisniewski e PFCM: Evaldo, Marcos José, Fernando, Assis SilvaJânio José, Severino, Pedrinho e Rogério. Contamos com a assessoria do padre Eliomar (jesuíta).


Catequese do Papa Francisco

Nos fará bem pedir ao Senhor que nos dê o dom da fortaleza

Refletimos nas catequeses passadas sobre os primeiros três dons do Espírito Santo: a sabedoria, o entendimento e o conselho. Hoje pensemos naquilo que o Senhor faz: Ele vem sempre para nos apoiar na nossa fraqueza e faz isto com um dom especial: o dom da fortaleza.
1. Há uma parábola, contada por Jesus, que nos ajuda a acolher a importância deste dom. Um semeador sai para semear; nem toda a semente que espalha, porém, dá fruto. Aquilo que acaba pelo caminho é comido pelos pássaros; aquilo que cai em terreno rochoso ou em meio a espinhos semeia, mas logo é secado pelo sol ou sufocado pelos espinhos. Somente aquilo que termina em terreno bom pode crescer e dar fruto (cfr Mc 4, 3-9 // Mt 13, 3-9 // Lc 8, 4-8). Como o próprio Jesus explica aos seus discípulos, este semeador representa o Pai, que espalha abundantemente a semente da sua Palavra. A semente, porém, muitas vezes encontra a aridez do nosso coração e, mesmo quando é acolhida, corre o risco de permanecer estéril. Com o dom da fortaleza, em vez disso, o Espírito Santo liberta o terreno do nosso coração, liberta-o do torpor, das incertezas e de todos os nossos medos que possam impedi-Lo, de modo que a Palavra do Senhor seja colocada em prática, de modo autêntico e alegre. É uma verdadeira ajuda este dom da fortaleza, dá-nos força, liberta-nos também de tantos impedimentos.
2. Há também momentos difíceis e situações extremas nas quais o dom da fortaleza se manifesta de modo extraordinário, exemplar. É o caso daqueles que se encontram diante de experiências particularmente duras e dolorosas, que perturbam suas vidas e de seus entes queridos. A Igreja resplandece com o testemunho de tantos irmãos e irmãs que não exitaram em dar a própria vida para permanecerem fiéis ao Senhor e ao seu Evangelho. Mesmo hoje não faltam cristãos que em tantas partes do mundo continuam a celebrar e a testemunhar a sua fé, com profunda convicção e serenidade, e resistem mesmo quando sabem que isso pode comportar um preço mais alto. Também nós, todos nós, conhecemos pessoas que viveram situações difíceis, tantas dores. Pensemos naqueles homens, naquelas mulheres que levam uma vida difícil, lutam para levar adiante a família e educar os filhos: fazem tudo isso porque há o espírito de fortaleza que os ajuda. Quantos homens e mulheres – nós não sabemos seus nomes – que honram nosso povo, nossa Igreja, porque são fortes: fortes em levar adiante sua vida, sua família, seu trabalho, sua fé. Estes nossos irmãos e irmãs são santos, santos no cotidiano, santos escondidos em meio a nós: têm justamente o dom da fortaleza para poder levar adiante o seu dever de pessoas, de pais, de mães, de irmãos, de irmãs, de cidadãos. Temos tantos! Agradeçamos ao Senhor por estes cristãos que são de uma santidade escondida: é o Espírito Santo que têm dentro que os leva adiante! E nos fará bem pensar nessas pessoas: se elas fazem tudo isso, se elas podem fazê-lo, por que não eu? E nos fará bem também pedir ao Senhor que nos dê o dom da fortaleza.
3. Não é preciso pensar que o dom da fortaleza seja necessário somente em algumas ocasiões, ou em situações particulares. Este dom deve constituir um pano de fundo do nosso ser cristão, na ordinariedade da nossa vida cotidiana. Como disse, em todos os dias da vida cotidiana devemos ser fortes, temos necessidade desta fortaleza, para levar adiante a nossa vida, a nossa família, a nossa fé. O apóstolo Paulo disse uma frase que nos fará bem ouvir: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fil 4, 13). Quando enfrentamos a vida ordinária, quando vêm as dificuldades, recordemos isto: “Tudo posso naquele que me fortalece”. O Senhor nos dá a força, sempre, não a deixa faltar. O Senhor não nos dá uma prova maior do que podemos tolerar. Ele está sempre conosco. “Tudo posso naquele me fortalece”.
Queridos amigos, às vezes podemos ser tentados a nos deixar levar pela preguiça ou, pior, pelo desânimo, sobretudo diante dos cansaços e das provações da vida. Nestes casos, não vamos desanimar, invoquemos o Espírito Santo para que, com o dom da fortaleza, possa aliviar o nosso coração e comunicar nova força e entusiasmo na nossa vida e no nosso seguimento a Jesus.
(Trad.:Canção Nova)

Fonte: Zenit

Traslado da Urna Relicária da Bem-aventurara Lindalva, FC

No dia 5 de abril às 7h da manhã, vivenciamos a bênção da Capela dedicada à Beata Ir. Lindalva Justo de Oliveira, construída dentro do Instituto Nossa Senhora da Salette, em Salvador, Bahia. Às 17h, foi realizada uma piedosa vigília de oração, em preparação ao dia seguinte, destinado ao traslado das relíquias. Durante o tempo em que acontecia a Vigília na Capela, era realizada a abertura da Urna contendo as relíquias, no Abrigo Dom Pedro II, na mesma cidade, com a finalidade de ser trasladada.
No dia 6 de abril, antes da Celebração Eucarística, a Urna foi levada a um local apropriado, onde todos puderam ver, tocar, pedir e agradecer graças recebidas. Foi um momento de fé e de muita emoção, pois sentíamos as mais variadas manifestações da devoção do povo, confiante na intercessão da Beata Lindalva. A Celebração Eucarística teve inicio com a procissão das relíquias contidas na Urna, até junto do altar, onde seria celebrada a Missa campal, presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. A Arquidiocese de São Salvador da Bahia viveu um grande momento de fé e esperança. Estiveram presentes o Postulador das Causas de Canonização para a Família Vicentina, inclusive a de Ir. Lindalva Justo de Oliveira, Pe. Shijo Antony, C.M., que veio de Roma especialmente par este evento; Ir. Marlene Terezinha Rosa, Conselheira Geral, representando a Ir. Evelyne Franc, Superiora Geral da Companhia das Filhas da Caridade; Ir. Maria Ilza Ferreira, Visitadora da Província do Recife; todo Conselho Provincial; o Pe. José Moreira Ribeiro, Diretor Provincial; Visitadoras e representantes de todas as Províncias do Brasil, especialmente as Filhas da Caridade da Província do Recife. Estavam presentes também os familiares de nossa bem-aventurada Ir. Lindalva, caravanas da Cidade de Açu, sua terra natal; Caicó – RN, Pau dos Ferros – RN, Petrolina – PE e o povo da cidade de Salvador. Após a Celebração Eucarística a urna peregrinou pelas ruas da cidade de Salvador num carro de bombeiros, acompanhado de uma carreata que percorreu por quilômetros a cidade.

Bom Propósito na Congregação da Missão

O Coirmão, Segundo a nossa tradição, mostra, por meio do Bom Propósito, sua vontade de dedicar-se, durante todo o tempo de sua vida, na Congregação, à salvação dos pobres, segundo as Constituições e Estatutos’ CCEE 54, §2.  
Ocorreu no dia 8 de maio de 2014 a Celebração Eucarística presidida pelo Visitador Provincial, Rev. mo Pe. Evaldo Carvalho dos Santos, CM às 18 hs na capela do Seminário São Vicente de Paulo, a emissão do Bom Propósito de Artur Macena e Cristiano Paulo da Costa, ainda estiveram presentes como  testemunhas deste momento de compromisso e maturidade vocacional, alguns coirmãos: Pe. Severino Bezerra de Melo, Pe. Anderson Clay, Diácono Antonio Machado, Pe. Nonato Cândido, Pe. Adriano Santos (Formador), ainda leigos das diversas paróquias, representantes das benfeitoras e das Filhas da Caridade, afora os seminaristas que compõe a comunidade formativa. Após a Eucarística ainda teve um jantar para todos os presentes.   
João Régis Araújo Teles pelo Seminário São Vicente de Paulo . 

Aniversariantes de Maio

1/05 - Pe. José Artur
13/05 - Pe. Marcelo Pontes
26/05 - Pe. Francisco José


Aniversariantes de Abril



08/04 - Manoel Barbosa
08/04 - Pedro Ribeiro
28/04 - Rogério Madeiro