center

.

.

sábado, 22 de outubro de 2011

Filha da Caridade é cidadã maceioense

Na tarde do dia 23 de setembro de 2011, a Câmara Municipal de Maceió (região Nordeste do Brasil) realizou uma sessão pública com o tema “Em defesa dos Direitos da Pessoa Idosa”, no Teatro do Colégio Marista, no bairro do Farol em Maceió. A solenidade foi proposta pela Vereadora Fátima Santiago e presidida pelo vereador Galba Novaes.
A solenidade iniciou com a entrega do Título de Cidadã Honorária de Maceió à Irmã Terezinha Tortelli, Filha da Caridade da Província de Curitiba (região Sul do Brasil) e Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, que dedicou a homenagem a todas as lideranças comunitárias que fazem visitas mensais a idosos carentes e fragilizados, com o intuito de incentivar um envelhecimento ativo e com dignidade. Também parabenizou em seu discurso a atuação da Arquidiocese de Maceió ao implantar o Ano da Pessoa Idosa, elogiado por vários bispos do Brasil, e que com certeza contribuiu e contribuirá para a execução de ações semelhantes.
“Vemos hoje um Brasil que não está preparado para atender essa população que cresce a cada dia. Que tipo de moradia, previdência, apoio ou assistência está sendo oferecido às pessoas idosas que não têm família?”, destacou Irmã Terezinha. Também destacou a necessidade da capital alagoana se tornar uma cidade amiga da pessoa idosa, para isso, é preciso que as “políticas públicas, serviços, ambientes e estruturas apoiem as pessoas idosas, respeitando as decisões e o estilo de vida, e protejam aqueles que são mais vulneráveis. A cidade amiga do idoso deve favorecer o empoderamento e autoestima dos idosos”, exaltou.
A mesa de honra foi composta por: Viviane Gusmão, Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência da Pessoa Idosa, da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social; Josiene Moreira, Ouvidora do SUS da Secretaria Municipal de Saúde; Padre Rogério Madeiro, Coordenador das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Maceió; Crismédio Neto, Presidente do Conselho Estadual do Idoso e Coordenador Estadual da Pastoral da Pessoa Idosa em Alagoas; José Justino do Nascimento, do Conselho Municipal do Idoso; Fátima Coutinho, Conselho Estadual de Assistência Social; Marta Ferreira, Assistente Social do INSS e Gerontóloga; e Darci Cavalcante, representando a Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Também teve a apresentação artística da cantora lírica Madalena Oliveira e a tecladista Inês Gama, que interpretaram várias canções.

Fonte: Assessora de Imprensa – Helciane Angélica S. Pereira – Jornalista 1102 MTE/AL