center

.

.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

INFORMES

***********************************************************
                  Bem Vindo! Pe.Evaldo.













A Provincia de Fortaleza da Congregação da Missão acolhe, com alegria e amizade, seu novo visitador Padre Evaldo de Carvalho. Felicidades!!! Que Deus o abençõe nesta nova missão.

***********************************************************
                                      

EREL - 2010
 (Encontro Regional dos Estudantes Lazaristas)
No periodo de 31/01 - 04/02 aconteceu no Seminario São Vicente de Paulo o XVI EREL.
Apartir do tema, 350 anos de São Vicente de Paulo: Memoria, atualização e perspectica, podemos refletir e partilhar a respeito deste Grande Homem, São Vicente, e em espirito de fé e alegria trazer presente o que ele fez e ensinou, dentro de uma prática evangélica, buscando luzes para enfretarmos os desáfios de nossa sociedade para servirmos melhor os pobres.

***********************************************************
                                 
 Parabéns!
A provincia de Fortaleza parabeniza, o seminarista Dirceu, por sua aprovação no vestibular 2010 no Instituto Regional de Formação Presbiteral. Boa sorte!! Na nova etapa da formação.
**********************************************************


"Deixemos Deus
conduzir nossa
pequena embarcação!



A Provincia de Fortaleza acolhe, na Casa de Formação Padre José Santana, o novo formador, padre Jânio e cinco novos jovens que farão sua primeira experiência  na etapa do Propedêutico.
Desejamos muitas alegrias e perseverança.
Conte com nossas orações.
 

Boas Vindas!

Endereços para o SAVV - Serviço de Animação Vocacional Vicentina



Animador Vocacional da PFCM: Padre Jânio José.
Casa de Formação Padre José Santana
Rua Rio Paraguai, 97, Jardim Iracema
Cep: 60341-270 - Fortaleza/Ceará
Telefone: (85) 3284-3093
E-mail: pvlazarista@yahoo.com.br

*********************************************************************************
Regional Maceió: Padre Adriano Sousa
Paróquia ImaculadaConceição
Rua:Coronel Paranhos, 688 - Jacintinho.
Cep:57040-000 - Maceió - Alagoas.
Fone:(82) 3356-2113
E-mail:adriocm@yahoo.com.br.

**********************************************************************************
Regional Norte: Marcelo Pontes e Anderson Clay.
Seminário São Vicente de Paulo.
Travessa Manoel Evaristo, 866 - Umarizal.
Cep:66050-290 - Belém-Pa.
Fone:(91) 3244-5920
E-mail:Lazaristaspfcm@hotmail.com

Serviço de Animação Vocacional


Jovem,

“Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor.” (Ef 1,4)

Jovens, as palavras de São Paulo são reveladoras a nosso respeito, segundo ele Deus tem um projeto para cada um de nós. Deus nos escolheu em Jesus Cristo antes da Criação do mundo para sermos santos ou porque não dizer, nos escolheu para fazermos sua vontade. O Senhor nos chamou para uma missão no mundo.
Que missão o Senhor escolheu para nós? Para servi-lo? Nos escolheu para amá-lo? Para a vida? Para sermos seus filhos por meio de Jesus Cristo?
São tantas perguntas que muitas vezes ficamos em dúvida e nos questionamos diante da descoberta de um projeto de Deus.
“A oração pessoal é lugar de aprofundamento da fé e da amizade com o Senhor (D A 255)”. A única maneira de descobrir é colocar-se a caminho ao lado de Jesus Cristo, escutá-lo, conversar com ele, meditar suas palavras e principalmente ser seu amigo.
Nós do Serviço de Animação Vocacional Vicentina estamos lhe convidando a participar dos encontros vocacionais que acontecem mensalmente em nosso seminário, onde juntos vamos nos encontrar com Jesus.
"Segue- me". E ele o seguiu! ( Mc 2,13)
                            
                                                     
Jovem,                                                                                            
só estar faltando você.......  

Convite para a Festa do Jubileu do 350º Aniversário de Morte de São Vicente e Santa Luisa.



Abertura do Ano Jubilar
Paróquia São Vicente de Paulo
Paar - Belém - Pará


A Comissão para a celebração litúrgica em Paris (14 de março de 2010) na alegria convida todos os membros da Família Vicentina do mundo inteiro, todos os amigos de São Vicente e de Santa Luísa para no dia 14 de março de 2010, às 17h45, participarem das Vésperas em Notre Dame de Paris, seguidas da concelebração Eucarística presidida pelo Cardeal André Vingt-Trois, Arcebispo de Paris às 18h30.
                                                       
    
                                              


                   
            Unidos em um só coração
                                                                         
                            São Vicente e Santa Luisa.

Circular do Pe. Gregory - Superior Geral

CONGREGAZIONE DELLA MISSIONE

CURIA GENERALIZIA















7 de outubro de 2008

Aos Membros da Família Vicentina

Queridos irmãos e irmãs,
           Que a paz e a alegria de Cristo Evangelizador dos Pobres estejam sempre convosco.
           Depois da reunião dos Responsáveis Internacionais da Família Vicentina, em fevereiro passado, começamos a preparar a celebração do 350º aniversário (2010) da morte de São Vicente de Paulo e de Santa Luísa de Marillac. Hoje, tenho a alegria de enviar-lhes o material referente ao planejamento e à organização deste aniversário em nível internacional.
          Nossa celebração consistirá principalmente em honrar São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac como testemunhos e modelos do amor e do serviço aos pobres. Concretamente, durante este tempo de graça, trataremos de aprofundar o sentido de nosso carisma, de nossa espiritualidade vicentina, de nossa relação com os Pobres e entre nós, e celebraremos a herança que nos deixaram, entre outras coisas favorecendo o serviço dos Pobres, por meio de projetos concretos, em colaboração com outros organismos da Igreja e da sociedade, particularmente com projetos orientados para a Mudança de Estruturas na vida dos Pobres.
       Com este fim, organizamos várias comissões para coordenar, em nível internacional, as atividades que permitirão alcançar estes objetivos. Deste modo, a Comissão Herança Vicentina coordenará encontros e programas de reflexão e aprofundamento de nossa espiritualidade vicentina. A Comissão Celebração se encarregará das principais celebrações litúrgicas para esta ocasião. A Comissão Projetos coordenará os projetos a serem realizados em colaboração. Estas comissões, assim como as duas comissões auxiliares –Finanças e Secretaria- ajudarão a Comissão Executiva de Coordenação, dirigida pelo Padre Josef Kapusciak, C. M., com a colaboração da Irmã Guida Palmarita, F. C., e do Padre Manuel Ginete, C. M. No documento anexo, envio uma descrição mais precisa das responsabilidades destas comissões.
     A estrutura agora mencionada, que lhes enviamos, embora diga respeito principalmente à Família Vicentina em nível internacional, pode ser adotada pela Família Vicentina em nível continental ou nacional, se os membros assim o desejarem. Certamente, uma estrutura semelhante facilitará nossa coordenação nos diversos níveis e com os diferentes ramos, fazendo assim de nossa celebração um acontecimento verdadeiramente internacional.
    O ano de 2010 nos traz também o 150º aniversário da morte de São Justino de Jacobis, nosso célebre missionário na Abissínia (Etiópia), cuja contribuição, desde o ponto de vista da missionologia, foi objeto de um estudo recente. Esta será, com efeito, uma ocasião maravilhosa para todos nós, na Família Vicentina, para impregnar-nos de novo do amor aos Pobres e à missão, de que São Vicente, Santa Luísa e São Justino deram testemunho tão admirável em sua vida e em suas obras.
   Mais uma vez, desejo-lhes copiosas bênçãos por ocasião destes importantes aniversários e sou irmão de vocês em São Vicente de Paulo,

G. Gregory Gay, C. M.,

Superior Geral






“Peço a Nosso Senhor que se digne renovar todos vocês em seu espírito, a fim de que todas as suas ações sejam de Deus e que os frutos que daí brotarem sejam frutos de vida eterna...”.
(Carta de J. Martin, 30-julho-1660)

Logomarca do 350º Ano da Morte de São Vicente e Santa Luisa.

          




          O logotipo pretende dar uma visão universal da família vicentina: a Associação Internacional de Caridades, a Congregação da Missão, as Filhas da Caridade, a Sociedade de São Vicente de Paulo e outros ramos.
        Da variedade de expressões do carisma na Família Vicentina surge a primeira dificuldade: como traduzir, em uma só imagem, esta diversidade e ainda celebrar a vida dos fundadores?
         Durante sua vida Vicente e Luisa vivenciaram a intuição do Espírito Santo e se deixaram conduzir pela sua força, uma força que se traduziu em zelo e caridade e que se manifestou numa dinâmica missionária; a Congregação da Missão, as Filhas da Caridade, as Senhoras da Caridade são prova viva desta criatividade nascida do Espírito.
        Logotipo após o falecimento deles em 1660, o Espírito do Senhor continuou suscitando uma força criativa, que deu vida a movimentos e comunidades que acharam no carisma vicentino uma espiritualidade sólida, sempre jovem, e sobretudo uma resposta viva à Igreja e à sociedade.
        O logotipo não pretende abarcar tudo, mas é uma proposta. O símbolo está composto por “chamas” de diferentes cores, postas em “quatro” grupos, os quatro horizontes: “o mundo em sua diversidade”. Estas quatro chamas, organizadas desse modo, formam uma “pomba”, símbolo bíblico do Espírito Santo junto com as chamas.
       As chamas de fogo são também símbolo da caridade e elas estão representadas no escudo das filhas da Caridade. O símbolo se completa com o texto. Primeiro um lema: “Caridade - Missão”. Lema proposto pela comissão formada para refletir sobre este ano vicentino.
       Logotipo abaixo dos nomes dos fundadores, o “período” 1660-2010 e finalmente o “motivo” do logotipo. O tipo de letra proposto é dinâmico, alegre, jovem. Representa bem o espírito da Família Vicentina.