center

.

.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Comunicado da Holanda pelo falecimento do Pe. Lino

A FAMÍLIA VAN LIN E OS PADRES LAZARISTAS DA PROVÍNCIA DA HOLANDA COMUNICAM O FALECIMENTO DE

P A D R E  L I N O V A N L I N


Padre Lino nasceu no dia 15 de julho de 1928 em Bergen. Entrou na Congregação da Missão em Panningen, onde foi ordenado padre em 18 de julho de 1954. Após ter feito um curso de pronto médico para missionários em Rotterdam, viajou de navio para o Brasil, que se tornou sua segunda pátria.
Depois de ter-se iniciado na língua portuguesa em um seminário em Fortaleza, ele trabalhou em paróquias confiadas aos padres lazaristas. No Norte do Brasil, ele atuou como superior, vigário cooperador e pároco em várias cidades.
Um problema de saúde o obrigou, em 2005, para voltar à Holanda, mas ele não quis ficar definitivamente. Regressou, então, para o Brasil, mas, em 2010, via-se obrigado - contra sua própria vontade – a encerrar sua vida missionária. Finalmente, ele se conformou e aceitou sua realidade.
Em Panningen, viveu bons anos. Ele se sentia em casa no prédio em que passou seus anos de noviciado e do estudo de filosofia e teologia. Era muito agradecido pelos cuidados a ele dispensados. Seu bom humor fez dele um colega simpático e agradável. Há seis semanas, comemorou, antecipadamente e com entusiasmo, sessenta anos de padre. Pouco tempo depois, recebeu a unção dos enfermos, cercado por familiares e coirmãos.
A missa de corpo presente será celebrada na capela da Casa das Missões São José, em Panningen, na sexta-feira 1º de agosto de 2014, às 11 horas. Seguirá seu enterro no cemitério “Heiderust”, igualmente em Panningen. Antes da celebração eucarística, haverá oportunidade para despedidas na capela mortuária da Casa das Missões.

Panningen – Holanda, 28 de julho de 2014