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sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A Liberdade

Caríssimos amigos e amigas,
“É para a liberdade que Cristo nos libertou”. (Gal. 5, 1)
A vocação à liberdade é algo constitutivo do ser de cada pessoa. Mas, em que consiste a vocação para a liberdade? Em que consiste a vocação. A vocação é entendida como:
Ø  Um DOM;
Ø  Uma resposta a um chamado feito;
Ø  Uma aliança de amor;
Ø  Uma entrega total;
Ø  Um mistério de encontro e liberdade com aquele que chamou presente na pessoa do próximo;
Ø  Uma missão que é dada como um SERVIÇO;
Ø   Uma graça toda especial cujo autor é Deus.
Foi  Deus Pai criador quem nos chamou desde toda a eternidade à vida. Com a vida procuramos responder ao apelos de Deus. Ele nos deu a liberdade fundamental e teológica que se manifesta como DOM e RESPOSTA.  
Como “dom e resposta” a liberdade que é a vocação da pessoa possibilita a fazer opção. Quem “se deixa transformar pelo Espírito”, opta pelo caminho da vida, ao contrário, é conduzido por caminhos opostos ao Projeto de Jesus Cristo. A escolha deve ter sempre como pressuposto a liberdade que supõe responsabilidade.

Em que consiste a verdadeira liberdade?
Liberdade é:
Ø  Agir com responsabilidade;
Ø  Ser perdoado do passado cultivando uma vida reconciliada;
Ø  Ser livre do sentido de culpa;
Ø  Ter o poder para escolher e fazer coisas certas;
Ø  Ter domínio de si;
Ø  Ter a capacidade de perdoar e amar os outros;
Ø  Não ser escravizado por nada;
Ø  Ter o direito de criar e se expressar;
Ø  Ter a paz de Deus.
Na Carta aos Gálatas, 5, 1-11, São Paulo Apóstolo fala que a vida cristã é o caminho para a liberdade. O fundamento da liberdade na concepção do apóstolo dos gentios está na vida no Espírito. Portanto, viver segundo o Espírito é viver na Graça e no amor de Deus, ou seja, em “conformidade com a vontade do Senhor”(São Vicente). É o Espírito que vivifica e faz “nascer de novo”. O Espírito, perscruta e sonda todas as coisas, impulsionando a pessoa para viver com liberdade, audácia e coragem sua vocação.
O Amor que é o próprio Deus quer que sejamos livres para servir. Servir é a nossa vocação. Portanto, o serviço vicentino (corporal e espiritual), cuja especificidade é a promoção e dignidade dos Pobres se realiza na perspectiva da liberdade.
Vocação e liberdade são duas pilastras de nossa identidade humana. Por isso, ao falar em vocação está incluso o tema da liberdade. O mesmo se diz em relação a liberdade. Somos vocacionados para a liberdade cristã que transfigura nosso ser para buscarmos a santidade que se consegue na escuta e vivência amorosa da Palavra de Deus.

Pista para Reflexão: ( Lucas, 10, 25-37
A parábola do Bom samaritano é um exemplo muito claro de compreensão da liberdade como uma condição essencial para o serviço ao próximo. O bem que se faz ao próximo ultrapassa os limites das religiões. Porque a caridade tem o objetivo de transfigurar a vida de quem serve e de quem é servido.
Assegurando as orações  envio-lhes o meu abraço amigo, fraterno e vicentino,

                                                             Pe. Carlos César, CM
                                                Sacerdote da Congregação da Missão

“Chamados para levar por toda parte ... o amor de Deus, ... este fogo divino”. ( São Vicente de Paulo).

Queridos Irmãos e Irmãs,
 Membros da Família Vicentina
      “Chamados para levar por toda parte ... o amor de Deus, ... este fogo divino”. ( São Vicente de Paulo).
        Com os olhos fixos em Jesus e os corações envolvidos das virtudes vicentinas: Humildade, Simplicidade, Caridade, Mansidão, Mortificação, Zelo, Compaixão, Doçura, Respeito, cordialidade, rendemos graças ao Senhor pela presença viva e atuante do carisma vicentino em todos os continentes da Terra.
        Cada vez que refletimos sobre o nosso carisma, somos chamados a um avivamento do espírito que nos une.
         Mas, o que é AVIVAR:
        Avivar significa reacender o “fogo”, oelám,o entusiasmo, o “primeiro fervor” da chama da caridade que inflama e incedeia o coração de quem abraçou o carisma de serviço e evangelização dos Pobres, a exemplo de São Vicente de Paulo.
        Avivar quer dizer está a disposição para mudar as estruturas pessoais, eclesiais, comunitárias. Mudar a realidade do passado para assumir na dinâmica vicentina e transformadora, o contexto que nos envolve.
        Avivar compreende alimentar em nós, com coragem, audácia e esperança profética o sonhor de um mundo novo.
        Avivar é, portanto, voltar às fontes, às origens.
O que é o sonho?
        O sonho está ligado a uma utopia, uma esperança de realização dos anseios. O sonho é comparado ao fogo que consome e impele. O sonho é a estrela “polar” que deve guiar cada decisão que a pessoa ou grupo toma a cada passo da caminhada.
        São Vicente viveu numa época de guerras intermináveis, provocadas por razões religiosas e políticas, época de uma pobreza que desafia toda imaginação. Mesmo assim, São Vicente se atreveu a sonhar.
        Com o apóio da Divina Provid~encia e os dons inerentes à sua pessoa, o sonho de São Vicente pouco a pouco,foi tomando forma e corpo.
        O sonho de São Vicente iluminou novos caminhos que contribuíram, significativamente, para renovar a Igreja e a sociedade. Do século XVII na França e para além dela.
        O sonho de São Vicente foi compartilhado por inúmeras pessoas até os dias de hoje e será, sem dúvida alguma, pelos séculos seguintes...
        A chama do fogo do carisma de nosso querido São Vicente transformou as vidas de muitas pessoas. Podemops citar alguns nomes que são testemunhas fiéis do amor encarnado, crucificado e ressuscitado vivido por nosso Pai espíritual. São eles: PADRE PORTAIL, MARGARIDA NASEAU, SANTA LUÍSA DE MARILLAC, PADRE ETIÈNNE, SANTA CATARINA LABOURÉ, BEM AVENTURADA ROSALIE RENDU, BEM AVENTURADO ANTÔNIO FREDERICO OZANAM, JEAN, LÉON LE PRÈVOST, PADRE VENÂNCIO, IRMÃ CLEMÊNCIA OLIVEIRA, BEM AVENTURADA LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA,  e tantos outros que ao longo dos temposs continuam testemunhando com esperança profética nas diversas realidades eclesiais.
        Para testemunhar o amor a Deus e ao próximo, precisamos de uma mudança de comportamento. MUDAR PARA TRANSFORMAR eis a linguagem vicentina da atualidade.
        Mudar para Transformar significa:
Ø  Passa pelo processo de conversão: mente e  coração.
Ø  Implicações claras no ser e agir.
Ø  Manter uma releitura da vida à luz da experiência pascal.
Ø  Assumir com alegria e esperança os valores do Reino.
 Como Familia Vicentina somos convidados para uma séria reflexão a respeito do SERVIÇO que realizamos em favor dos Pobres.
PISTAS PARA REFLEXÃO:
ü  Em que sentido e com que força Jesus e São Vicente nos falam de modo eficaz, mostrando-nos testemunhas de uma missão transformadora ?
ü  Que frutos colhemos durante o ANO JUBILAR?
ü  Quais sonhos alimentamos, defendemos em nossa práxis vicentina ?
       Sob a constante proteção da Santíssima Vírgem, Nossa Senhora das Graças, São Vicente, Santa Luísa e de todos os Santos e Santas da Família Vicentina, desejamos para todos um renovado fervor na nossa vocação vicentina.

                                 “Bendito seja Deus” ( São Vicente)
Um abraço vicentino,

Padre Carlos César Gonçalves de Oliveira, CM