center

.

.

terça-feira, 12 de março de 2013

Grupo de Estudos Vicentinos

     Fonte: www.pbcm.com.br 
Entre os dias 9 e 10 de março de 2013, realizou-se o primeiro encontro do Grupo de Estudos Vicentinos (GEV), reunindo Padres da Missão e Filhas da Caridade das Províncias do Brasil, indicados por seus respectivos Visitadores(as). O encontro teve lugar na Casa Provincial das Filhas da Caridade da Província do Rio de Janeiro. Das 3 Províncias da Congregação da Missão, apenas a Província do Sul não enviou representante. Das 6 Províncias das Filhas da Caridade, somente a de Fortaleza não se fez presente. Erámos, portanto, 7 participantes, acolhidos e estimulados pelos Visitadores Irmã Maria Cristina d’Abruzzo e Pe. Geraldo Ferreira Barbosa, que, desde o começo, se dispuseram a oferecer condições para que o Grupo pudesse vir à luz e concretizar sua proposta.
Neste primeiro encontro, detivemo-nos sobre o estado atual dos estudos vicentinos nas Províncias; elaboramos o Projeto do GEV, a partir do esboço anteriormente apresentado aos Visitadores(as); consideramos uma proposta de conteúdo e método para uma adequada abordagem das fontes vicentinas, particularmente no que se refere à experiência espiritual de São Vicente; definimos estratégias e distribuímos tarefas em vista do encaminhamento de nossos trabalhos. Desfrutamos também de momentos fortes de oração em comum, apropriando-nos de nossa mais genuína tradição vicentina. A próxima reunião terá lugar na Casa Provincial das Filhas da Caridade de Curitiba, de 31 de maio a 2 de junho de 2013.
A seguir, apresentamos o Projeto, na esperança de torná-lo realidade para colaborar na permanente tarefa de revitalização e transmissão da herança recebida de nossos fundadores.