center
center

.

.

CASA DE RETIRO E ENCONTROS

CASA DE RETIRO E ENCONTROS
CONTATO: RUA SÃO VICENTE DE PAULO,300,ANTONIO BEZERRA - FORTALEZA/CE - TEL:(85)3235-6153

sábado, 4 de maio de 2013

Aniversariantes de Maio

Vida:
01/05 - Pe. Artur
13/05 - Pe. Marcelo
26/05 - Pe.Francisco José

Ordenação
02/05 - Pe. Janio
09/05 - Pe.Marcos José
18/05 - Pe. Erlan
27/05 - Pe.Rogério
27/05 - Pe. Fantico
31/05 - Pe. Adriano
31/05 - Pe.Severino
31/05 - Pe. Anderson     

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Festa de São José Operário

Da Constituição pastoral Gaudium et spes 
sobre a Igreja  no mundo contemporâneo, do Concílio Vaticano II
 (N.33-34) (Séc.XX)
A atividade humana no mundo
Por seu trabalho e inteligência, o homem procurou sempre mais desenvolver a sua vida. Hoje em dia, porém, ajudado antes de tudo pela ciência e pela técnica, ele estendeu continuamente o seu domínio sobre quase toda a natureza; e, principalmente, graças aos meios de intercâmbio de toda espécie entre as nações, a família humana pouco a pouco se reconhece e se constitui como uma só comunidade no mundo inteiro. Por isso, muitos bens o homem esperava antigamente obter sobretudo de forças superiores, hoje os consegue seus próprios meios.
Diante deste esforço imenso, que já penetra a humanidade inteira, surgem muitas perguntas entre os homens. Qual é o sentido e o valor desta atividade? Como todas estas coisas devem ser usadas? Qual a finalidade desses esforços, sejam eles individuais ou coletivos?
A Igreja, guardiã do depósito da palavra de Deus, que é a fonte dos seus princípios de ordem religiosa e moral, embora ainda não tenha uma resposta imediata para todos os problemas, deseja no entanto unir a luz da revelação à competência de todos, para iluminar o caminho no qual a humanidade entrou recentemente.
Para os fiéis é pacífico que a atividade humana individual e coletiva, aquele imenso esforço com que os homens, no decorrer dos séculos, tentaram melhorar as suas condições de vida, considerado em si mesmo, corresponde ao plano de Deus. 
Com efeito, o homem, criado à imagem de Deus, recebeu a missão de dominar a terra com tudo o que ela contém e de governar o mundo na justiça e na santidade, isto é, reconhecendo a Deus como Criador de todas as coisas, orientando para ele o seu ser e todo o universo; assim, com todas as coisas submetidas ao homem, o nome de Deus seja glorificado na terra inteira.
Isto diz respeito também aos trabalhos cotidianos. Pois os homens e as mulheres que, ao procurar o sustento para si e suas famílias, exercem suas atividades de maneira a bem servir à sociedade, têm razão para ver no seu trabalho um prolongamento da obra do Criador, um serviço a seus irmãos e uma contribuição pessoal para a realização do plano de Deus na história.
 Portanto, bem longe de pensar que as obras produzidas pelo talento e esforço dos homens se opõem ao poder de Deus, ou considerar a criatura racional como rival do Criador, os cristãos, pelo contrário, estão convencidos de que as vitórias do gênero humano são um sinal da grandeza de Deus e fruto de seus inefáveis desígnios. Quanto mais, porém, cresce o poder dos homens, tanto mais aumenta a sua responsabilidade, seja pessoal seja comunitária.
Donde se vê que a mensagem cristã não afasta os homens da tarefa de construir o  mundonem os leva a negligenciar o bem de seus semelhantes; mas, antes, os impele a sentir esta obrigação como um verdadeiro dever.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Superior Geral da Congregação da Missão concelebra com o Papa Francisco

“Presentar al Espíritu Santo… y seguir adelante”
Superior General se une al Papa Francisco para la Misa
El Padre G. Gregory Gay, CM, Superior General de la Congregación de la Misión y las Hijas de la Caridad, acababa de regresar de Bolivia después de un largo y agotador viaje de visita y misión.  En el contexto de la búsqueda de un espacio para un merecido descanso, el 15 de abril en la noche, recibe una llamada de la hermana sirviente de las Hijas de la Caridad de la Casa Santa Marta: Sor Claudia. Un mensaje simple y directo: “El Santo Padre lo espera  para la misa de mañana a las 7:00 am.” ¡Así que una buena noche y buen descanso lo esperamos más tarde!”
La mañana siguiente, el martes 16 de abril, el Superior General se dirigió al Vaticano y fue admitido por la puerta de Casa Santa Marta, “casa de huéspedes” oficial del Vaticano recientemente famosa por ser la residencia de los cardenales que participaron en el reciente cónclave papal, ahora es el nuevo hogar de Papa Francisco. Sor Claudia, la Hermana Sirviente de las ocho Hijas de la Caridad que trabajan en esta casa, había conseguido una invitación para que el Superior General concelebrara la  Misa con el papa, junto a algunos obispos y dos  sacerdotes franciscanos.
Al final resultó que, la misa de ese día fue  bastante notable. La Homilía del Papa Francisco, ese día tuvo un revuelo mundial, a través de los medios de comunicación, a partir de la Oficina de Prensa del Vaticano. Era una misa de semana en temporada de Pascua con una lectura de los Hechos de los Apóstoles sobre  el martirio de San Esteban. El Santo Padre utiliza la historia para reflexionar sobre el papel del Espíritu Santo y nuestra resistencia en la escucha del Espíritu.

domingo, 28 de abril de 2013

43ª Romaria dos Vicentinos à Aparecida/SP

Nos dias 27 e 28 de abril, acontece a 43ª Romaria dos Vicentinos a Aparecida (SP). A romaria deste ano comemora, em âmbito nacional e internacional, os 200 anos de nascimento do Beato Frederico Ozanam.
Além da Romaria Nacional dos Vicentinos à Aparecida (SP), as Unidades Vicentinas de todo país têm organizado festividades locais para divulgar o principal fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).


Fonte: CNBB