center

.

.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Mensagem de pesar pelo falecimento de Dom Vicente Joaquim Zico, CM


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressa pesar pelo falecimento de dom Vicente Joaquim Zico, arcebispo emérito de Belém (PA). No texto, assinado pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, dom Vicente é lembrado como “um pastor dedicado ao seu povo, um apaixonado por Belém e pelo Círio de Nazaré”. Leia, na íntegra, a mensagem:
Mensagem de pesar pelo falecimento de dom Vicente Joaquim Zico 
“Servo bom e fiel” (Mt 25,21) 
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB recebeu com pesar a notícia do falecimento de dom Vicente Joaquim Zico, arcebispo emérito de Belém (PA), aos 88 anos, ocorrido ontem, 4 de maio.
Natural de Luz – Minas Gerais, dom Vicente, de família muito religiosa, aos 16 anos de idade, ingressou na Congregação de São Vicente de Paulo, incentivado pela formação recebida dos pais e também pelo entusiasmo dos irmãos que também haviam ingressado no seminário. A família teve dois bispos e um padre.  Foi ordenado presbítero, com a penas 23 anos, em outubro de 1950, em Petrópolis (RJ), e bispo, em janeiro de 1980.  Foi arcebispo coadjutor de Belém (PA), de 1981 a 1990, e arcebispo da mesma arquidiocese até 2004.
Dom Vicente foi um pastor dedicado ao seu povo, um apaixonado por Belém e pelo Círio de Nazaré, fazendo jus ao seu lema episcopal: “Com Maria, Mãe de Jesus”, inspirado nos Atos dos Apóstolos.
A dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém, aos fiéis da arquidiocese, aos familiares e aos amigos de dom Vicente manifestamos nossas condolências, renovando, neste tempo pascal, nossa fé na Ressurreição de Jesus, certeza da nossa.
Ao Pai agradecemos a vida e ministério deste “servo bom e fiel”, rezando unidos pelo seu descanso eterno.
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

Fonte: http://www.cnbb.org.

Assembléia Geral das Filhas da Caridade

GA_Logo_PT
A Assembleia Geral das Filhas da Caridade começará dentro de alguns dias. Este evento ocorre a cada seis anos e reúne durante 5 semanas 149 Irmãs vindas de 94 países.
Após uma semana de retiro, de 5 a 13 de maio, os membros da Assembleia dão início à reflexão. O tema principal é: “a audácia da Caridade para um novo elã missionário”.
Qual a melhor forma de responder aos apelos daqueles que sofrem com o escândalo da pobreza e das escravidões modernas?
Como melhor viver e unificar vida espiritual, fraterna e missionária?
Como reavivar a alegria de ser totalmente doadas ao Senhor?
As Filhas da Caridade terão até o dia 12 de junho para aprofundar, discernir e elaborar orientações para os próximos 6 anos.

Fonte: http://filles-de-la-charite.org/pt/the-general-assembly-will-begin-within-a-few-days/