center

.

.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Solenidade de São José

Dos Sermões de São Bernardino de Sena, presbítero
(Sermo 2, de S.Ioseph:Opera7,16.27-30) (Séc.XV)
Guarda fiel e providente
É esta a regra geral de todas as graças especiais concedidas a qualquer criatura racional: quando a providência divina escolhe alguém para uma graça particular ou estado superior, também dá à pessoa assim escolhida todos os carismas necessários para o exercício de sua missão.
Isto verificou-se de forma eminente em São José, pai adotivo do Senhor Jesus Cristo e verdadeiro esposo da rainha do mundo e senhora dos anjos. Com efeito, ele foi escolhido pelo Pai eterno para ser o guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: o Filho de Deus e a Virgem Maria. E cumpriu com a máxima fidelidade sua missão. Eis por que o Senhor lhe disse:Servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor! (Mt 25,21). Consideremos São José diante de toda a Igreja de Cristo: acaso não é ele o homem especialmente escolhido,por quem e sob cuja proteção se realizou a entrada de Cristo no mundo de modo digno e honesto? Se, portanto, toda a santa Igreja tem uma dívida para com a Virgem Mãe, por ter recebido a Cristo por meio dela, assim também, depois dela, deve a São José uma singular graça e reverência.
Ele encerra o Antigo Testamento; nele a dignidade dos patriarcas e dos profetas obtém o fruto prometido. Mas ele foi o único que realmente possuiu aquilo que a bondade divina lhes tinha prometido.
E não duvidemos que a familiaridade, o respeito e a sublimíssima dignidade que Cristo lhe tributou, enquanto procedeu na terra como um filho para com seu pai, certamente também nada disso lhe negou no céu, mas antes, completou e aperfeiçoou.
Por isso, não é sem razão que o Senhor lhe declara: Vem participar da alegria do teu Senhor! Embora a alegria da felicidade eterna penetre no coração do homem, o Senhor preferiu dizer:
Vem participar da alegria. Quis assim insinuar misteriosamente que a alegria não está só dentro dele, mas o envolve de todos os lados e o absorve e submerge como um abismo sem fim.
Lembrai-vos de nós, São José, e intercedei com vossas orações junto de vosso Filho adotivo; tornai-nos também propícia vossa Esposa, a santíssima Virgem, mãe daquele que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos sem fim. Amém.









I Despertar Vocacional 2012


No dia 18 de março, de 8:00h - 12:00h, aconteceu no salão paroquial de São Raimundo Nonato, Belém/PA, o primeiro despertar vocacional promovido pelo SAVV, Serviço de Animação Vocacional Vicentimo, da região Norte da Provincia de Fortaleza da Congregação da Missão.
Foi uma manhã de muita alegria, oração e aprofundamento. Para nos ajudar na reflexão contamos com a presença amiga da Ir.Rita, filha da caridade da Provincia da Amazônia, que muito contribuiu para que os jovens percebessem o chamado de Deus em suas vidas. O encontro teve como tema: Jovem, caminhe e descubra sua vocação. No segundo momento tivemos a participação de algumas pessoas, padre, religiosa, casal e leigo, que deram testemunho e refletiram sobre sua respectiva vocação. Agradecemos a presença e a disponibilidade de todos.... Que Nossa Senhora, mãe das vocações, seja modelo de seguimento e fidelidade de todos os que desejam seguir as pegadas de Jesus Cristo.
 

SAVV - Regional de Belém/Pa
Sem.Artur, Pe.Nonato, Diác.Anderson e Sem.Antonio