center

.

.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Crônicas da XIV Assembléia Ordinária de CLAPVI


DOMINGO 16 - PRIMEIRO DIA
1. Iniciou-se a Assembleia com a Lectio Divina a partir do texto do evangelho de Mateus 22,15-21, correspondente ao XXIX Domingo do Tempo Comum. A oração foi dirigida pelo Pe. Daniel Vásquez, presidente da CLAPVI.
2. Na sessão plenária, moderada pelo Pe. Silviano Calderón, Visitador da Província do México, se invocou a presença do Espírito Santo e a intercessão de Maria Santíssima.
-  Pe. Daniel Arturo Vasquez Ordoñes, Presidente da CLAPVI deu as boas vindas aos participantes, seguido do Pe. Francisco Ramos, Visitador da Província anfitriã, que além das boas vindas falou do Ano Jubilar que estão celebrando. Seguiu-se intervenção do Pe. Eli Dos Santos, Assistente General, e, finalmente, o Pe. Jair Vélez, secretario,  informou sobre o sentido, os objetivos e a metodologia da Assembleia.
3. Apresentação de experiências: Durante o resto da manhã foram apresentadas as experiências Provinciais por parte dos Visitadores e Delegados. Cada um contou com um tempo de vinte minutos segundo o que foi estipulado. A apresentação das experiências Provinciais se fez na seguinte ordem: América Central, Argentina, Perú, Colômbia e Curitiba.
4. Com o propósito de continuar enriquecendo nossa vida missionária, continuamos nas horas da tarde a apresentação de experiências Provinciais. No entanto, antes disto, o Pe. Jair Vélez nos informou sobre o atraso do Pe. Oscar Mata e sobre a ausência do Pe. Justo Moro, Visitador de Cuba; também informou sobre a ausência dos delegados da Bolívia e da missão interprovincial de Zaragoza. Passou-se então à partilha das experiências feita pelos representantes de Honduras (Província de Barcelona) e das Províncias de México, Equador e Fortaleza. Depois do descanso fez-se um eco das experiências apresentadas e procedemos à escuta do informe da Familia Vicentina, apresentado pelo Pe. Silviano Calderón, representante de CLAPVI. Concluímos a jornada com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Daniel Vásquez, Presidente e Visitador de Colômbia.
 
SEGUNDA FEIRA 17 – SEGUNDO DIA
1. Em meio a uma manhã bastante chuvosa, a Eucaristia de hoje foi presidida pelo Pe. Geraldo Ferreira Barbosa, Visitador da Província do Rio de Janeiro, e a jornada foi moderada pelo Pe. Alcibiades Guerra, da Província de Filadélfia.
2. Iniciando com uma breve oração, continuamos com as apresentações de experiências Provinciais. Desta vez o tempo foi reservado para as Províncias do Chile, Rio de Janeiro, Venezuela, Panamá e Porto Rico.
3. Intervenção do Assistente Geral: no dia de ontem o Pe. Eli Chaves dos Santos nos apresentou a saudação enviadas pelo Pe. Gregory Gay, Superior General, além de fazer referência à importância que representa a CLAPVI para a Congregação da Missão. Em sua intervenção apresentou algumas preocupações do Superior General, preocupações estas que se revestem de singular importância para toda a Congregação. Por ordem, foram:
-    Desenvolvimento do espírito missionário
-    As paróquias
-    Coirmãos em dificuldade
-    Formação inicial e permanente
-    Reconfiguração em vista à fidelidade criativa para a missão
-  Colaboração interprovincial e internacionalidade da Congregação da Missão
-  Colaboração com a Familia Vicentina
4. O informe do seminário interno da CLAPVI NORTE e CLAPVI SUL, foi deixado para o dia seguinte, uma vez que passamos as horas desta tarde na Antiga Guatemala, patrimônio cultural da UNESCO.
Entre as riquezas culturais que apresenta esta antiga cidade, somente pudemos visitar o templo de São Francisco “O Grande” onde se encontra a tumba de santo Irmão Pedro, a Igreja das Mercês e a Catedral, que foi vítima do terremoto denominado santa Marta ocorrido no ano 1778; culminamos a turnê visitando a casa que os coirmãos mantêm neste lugar, onde desfrutamos de uma deliciosa merenda.
5. Concluímos a jornada do dia com uma confraternização na sala de reuniões, unindo-se a nós o Pe. Oscar Mata, que chegou da Costa Rica nesta tarde.