center

.

.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Bem-Aventurada Marta Wiecka, FC: Sinal de Unidade

30 de maio é o dia da festa da Bem-Aventurada Marta Wiecka. Quem foi esta jovem Filha da Caridade? 
Ela nasceu em 12 de janeiro de 1874, em Nowy Wiec (norte da Polônia). Em 1892, entrou na Companhia das Filhas da Caridade, em Cracóvia. Ela valorizava muito sua vocação e servia os doentes com grande devoção, vendo Cristo neles. Trabalhou em hospitais em Lviv, Podhajce, Bochnia e, finalmente, em Sniatyn. Irmã Marta ajudou a todos, sem olhar sua religião ou nacionalidade. Ninguém em seu setor morreu sem ter recebido o sacramento da Reconciliação. 
Durante uma epidemia de febre tifóide, foi dada a um jovem homem a perigosa tarefa de desinfetar o quarto de uma pessoa com tifo. Vendo o medo desse homem por ele e sua família, Irmã Marta se ofereceu para assumir o seu lugar. Ela contraiu a febre tifóide e morreu em 30 de maio de 1904, em Sniatyn. 
Pessoas de todas as idades, nacionalidades e religiões vieram visitar seu túmulo. Eles vêm ainda hoje convencidos que Irmã Marta os ajudará em suas dificuldades e, frequemente, são recompensados por sua confiança em sua ajuda com uma resposta às suas orações. 
Irmã Marta Wiecka foi beatificada em 24 de maio de 2008, em Lviv.