center

.

.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

OBJETOS USADOS POR SÃO VICENTE











FOTOS DA CELEBRAÇÃO DO JUBILEU












JUBILEU DE OURO DA PROVÍNCIA DE FORTALEZA

UM POUCO COMO TUDO COMEÇO:

No século XIX, rapazes holandeses que desejavam fazer parte da Congregação da Missão, tinham que ir à Paris capital da França, a fim de fazerem os estudos de filosofia e teologia, como também o noviciado (Seminário Interno). A sede da Congregação da Missão se encontrava em Paris e os superiores da Congregação enviaram os novos padres para todas as partes do mundo. O Padre Arnaldo Verchueren foi o primeiro lazarista holandês que chegou ao Brasil no ano de 1859.
A história de nossa Província de Fortaleza originou-se como uma “missão Ad Gentes” no fim do século XIX. Homens corajosos deixaram a sua terra natal e vieram, com muito entusiasmo, trabalhar com o clero diocesano, como também pregar missões na “Terra da Santa Cruz”.
O ano de 1927 é considerado oficialmente o começo da futura Província de Fortaleza da Congregação da Missão. A fundação da Vice-Província se deu no ano de 1939 quando o PE. GUILHERME VAESSEN foi nomeado o primeiro Vice-Visitador da Vice-Província de Fortaleza.
No ano de 1967, foi fundada a nova Província com o nome de PROVÍNCIA DE FORTALEZA DA CONGREGAÇÃO DA MISSÃO, tendo como primeiro Visitador o Pe. João Vicente van Ginneken.
A partir do fim da década de 70 começou a pensar seriamente em seminaristas próprios. Um primeiro grupo de seminaristas se encontrava em Fortaleza. Nesse trabalho inicial de ‘formação dos nossos’, entraram, de início, três coirmãos na PFCM, como trabalhadores na Messe do Senhor: o Pe. José Santana da Silva, o Pe. José Coutinho Favacho e o Pe. Pedro Gotardo Donatti (Pe. Pedrinho). Assim, a PFCM começou, desde a década de 80, a ganhar mais uma ‘cara brasileira’, tendo mais tarde, o seu primeiro Visitador brasileiro: o PADRE ALUÍZIO PEREIRA COSTA que completará em setembro desse ano, 90 anos de vida.
Deus continue abençoando nossa Provincia de Fortaleza enviando santa e boas vocações.