center
center

.

.

CASA DE RETIRO E ENCONTROS

CASA DE RETIRO E ENCONTROS
CONTATO: RUA SÃO VICENTE DE PAULO,300,ANTONIO BEZERRA - FORTALEZA/CE - TEL:(85)3235-6153

sábado, 24 de setembro de 2011

Dia de Oração da Familia Vicentina - Regional Belém

Dom Vicente Zico,CM
Oração Incial

Oração

Ramos da Familia Vicentina
Animação

Assessoria
Ir.Assunção, Filha da Caridade
Estudo
Animação
Partilha
Aprofundamento
Grupo das Luisas
Filhas da Caridade
Sociedade São Vicente de Paulo
Sociedade São Vicente de Paulo
Benfeitoras do Seminário São Vicente de Paulo

Padres Lazaristas

Consagração dos Ramos da F.V a Nossa Senhora


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Carta do Superior Geral, Pe.Gregory, para o dia de Oração da Familia Vicentina

Roma, 19 de julho de 2011

A todos os membros da Família Vicentina

Estimados Irmãos e Irmãs,

Que a graça e a paz de Cristo Jesus estejam sempre conosco!

Com minha saudação fraterna, escrevo para apresentar-lhes algumas indicações para o Dia de Oração da Família Vicentina, por ocasião da festa de São Vicente de Paulo.
Em diferentes partes do mundo, demo-nos conta de que a Família Vicentina realizou muitas atividades em torno da celebração dos 350 anos da morte de São Vicente e de Santa Luísa. Nós, do Comitê Executivo da Família Vicentina, decidimos aproveitar este momento significativo vivido pela Família Vicentina e propor que, na festa de São Vicente de Paulo deste ano, se celebre e se faça uma reflexão em torno do significado das diferentes celebrações e projetos, especialmente em nível local, realizados durante o Ano Jubilar. Em outras palavras, que possamos assimilar, de forma muito positiva, toda a riqueza das reflexões, celebrações e trabalhos realizados em torno do Jubileu dos 350 anos.
Assim, propomos o seguinte tema para o Dia de Oração da Festa de São Vicente de Paulo (2011): “Colher os frutos do Jubileu”. Que as diferentes Associações partilhem os frutos de sua reflexão, de tal modo que, no dia em que celebramos a festa de São Vicente de Paulo, possam oferecer, na Celebração Eucarística, o fruto dessa reflexão e, assim, expressar, de alguma forma, os compromissos assumidos. O objetivo é celebrar e aprofundar o significado dos frutos do Jubileu, procurando ver como o Espírito do Senhor nos convida, como Família, a aprofundar nossas raízes neste carisma e a descobrir como fazer para que o desafio “Caridade-Missão” continue e cresça sempre mais entre nós, para o bem dos pobres.
Neste ano, preferimos não mandar um esquema formal de como celebrar a festa de São Vicente. Deixamos isso à criatividade de cada dos Conselhos Nacionais ou grupos locais da Família Vicentina. Antes do Dia de Oração, queremos convidar os diferentes Ramos a fazerem esta reflexão, em nível local ou junto a outros membros da Família Vicentina de sua região, e a fazerem chegar suas reflexões e conclusões a nível nacional.
Se a Família Vicentina estiver organizada neste nível, pedimos que esses Conselhos Nacionais, caso desejem, enviem as sínteses de suas reflexões para o escritório da Família Vicentina da Cúria Geral da Congregação da Missão, em Roma (famvin@cmglobal.org). É importante mandar com antecedência as reflexões realizadas em torno da experiência vivida no Jubileu para que possam chegar a toda a Família Vicentina Internacional.
Depois do Dia de Oração, também será importante partilhar as atualizações da celebração do próprio dia da festa de São Vicente: conteúdos, programas, vídeos, as diferentes reflexões partilhadas, as diferentes formas criativas de celebração, dentre outros. Dessa maneira, poderemos partilhar tudo isso com o restante da Família Vicentina, através dos diferentes meios que temos à nossa disposição, sobretudo a página web da Família Vicentina. Estou convencido de que, se partilharmos as diferentes maneiras por meio das quais o Senhor nos falou durante o Ano Jubilar e, em seguida, o aprofundamento disso na festa de São Vicente de Paulo deste ano, poderemos unir-nos mais como família, solidificando nossa evangelização e serviço em colaboração uns com os outros na Família.
Queridos irmãos e irmãs da Família Vicentina, o Ano Jubilar não foi um evento que começou e passou. Trata-se de algo que impactou nossas vidas e deu-nos nova energia de querer servir fiel e criativamente a Jesus Cristo, hoje. Recebam o nosso abraço e votos de uma fecunda festa de São Vicente, com renovado ardor para levar adiante e de modo criativo nosso compromisso vicentino de caridade e missão.

Seu irmão em São Vicente,
Pe. G. Gregory, C.M.
Superior Geral

quarta-feira, 21 de setembro de 2011