center

.

.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Experiência com a Mãe do Céu

Paris, 17 de maio de 2012.
Quando o mês de maio começa, o coração se alegra por celebrar com a Igreja 31 dias dedicados à Nossa Senhora!
“Maria de Nazaré, Maria me cativou.
Fez mais forte a minha fé e por filho me adotou.
Às vezes eu paro e fico a pensar e sem perceber, me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar pra Vigem de Nazaré.
Menina que Deus amou e escolheu pra Mãe de Jesus, o Filho de Deus.
Maria que o povo inteiro elegeu: Senhora e Mãe do Céu!”
Lembro quando eu era criança, das noites que em minha cidade a energia elétrica durava até 18h, hora da Ave-Maria, na rádio... Mamãe nos colocava, meus irmãos e eu, sentados na beirada da única cama que tínhamos em casa e nos ensinava a rezar a Ave-Maria!
Na antiga Capela da nossa Comunidade tinham duas imagens que pareciam vigiar o Sacrário e sua rósea chama: Nossa Senhora e Santa Clara. Cresci vendo meus pais nos levarem ao Círio de Nossa Senhora do Carmo e à grande Procissão da Festa da Padroeira de Parintins-AM, dia 16 de julho de cada ano. Sem falar das romarias do mês de maio de casa em casa, das novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro todas as terças-feiras...
Agradeço imensamente ao Senhor que me permitiu nascer numa família que ama e confia na proteção de Nossa Senhora.
Quando entrei na Comunidade das Filhas da Caridade, me dei conta da grandiosidade do amor que a Virgem Maria tem pela humanidade, de modo especial por aqueles que recorrem a Ela, como Medianeira de todas as Graças. Nas Comunidades por onde passei sempre encontrei a devoção do povo simples e das Irmãs à esta Tão Boa Mãe, com seus diversos títulos: Virgem Poderosa, Auxiliadora, Aparecida, Nazaré... Mas a imagem que ficou fixada em minha mente foi aquela da antiga Capelinha, como descrevia a canção da catequese: “azul é teu manto, branco é teu véu, Mãezinha, eu quero te ver lá no céu”.
Hoje, quando me vejo no lugar onde o céu tocou a terra, e o grande número de peregrinos que passam todos os dias, sinto-me realmente agraciada pelas misericórdias de Deus. Foi aqui que Santa Catarina Labouré viu a Santíssima Maria, conversou com Ela e Dela recebeu a mensagem de fazer cunhar uma Medalha para que todos que a trouxessem com amor e devoção recebessem muitas graças.
E quando tudo parece difícil, além de nossas forças, basta olhar a frase no arco que circunda o altar da Capela: “Vinde ao pé deste altar, aqui as graças serão abundantes para todos!”
Confiemos em nossa Grande Mãe do Céu rezando sempre o nosso Terço, e façamos como Ela nos indica: nossa força está na Eucaristia, no Cristo Ressuscitado!

Irmã Anagilsa Sampaio Bentes,
Filha da Caridade.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Turma da Filosofia 2012

Seminaristas: Jonathan Igor, Alex Cesário, Guilherme Felipe, Edvaldo Cordeiro, Jefferson Castro e  Lenilton da Silva

terça-feira, 15 de maio de 2012

Vaticano divulga agenda do Papa para o 7º Encontro Mundial das Famílias .


Pensando na valorização cada vez maior da família, o papa Bento XVI encontrará as famílias do mundo inteiro, em Milão, nos dias 30 de maio a 3 de junho, no 7º Encontro Mundial das Famílias. O encontro que acontece anualmente terá como tema “A família: o trabalho e a festa”. Os trabalhos para receber milhares de pessoas estão em pleno vapor e o hino oficial já está pronto.
Nesta terça-feira, 15, a Santa Sé divulgou a programação da visita do papa a Milão. O Pontífice chega a Milão no 1º de junho, às 17h, no horário local.
O primeiro compromisso do Santo Padre será na Praça Duomo de Milão onde se encontrará com milhares de fiéis. Em seguida, Bento XVI assiste um concerto musical junto às delegações oficiais do encontro Mundial das Famílias, no Teatro Alla Scala de Milão.
No sábado, 2 de junho, Bento XVI celebrará uma missa privada na Capela do Arcebispo de Milão, às 8h e também a Hora Média no Duomo de Milão, onde fará uma meditação e a Veneração das Relíquias do Santo na Cripta de São Carlos.
A agenda do Pontífice ainda conta com um encontro com os crismados, no Estádio "Giuseppe Meazza", em São Siro, e mais tarde um encontro com as autoridades na Sala do Trono do Arcebispo de Milão.
O último compromisso do sábado será a Festa dos Testemunhos, no Parque de Bresso.
No domingo, 3 de junho, o papa preside a Celebração Eucarística no Parque de Bresso, faz a Recitação do Angelus Domini.
Mais tarde fará uma saudação aos Membros da Fundação Famílias 2012 e aos organizadores da Visita na Sala do Trono do Arcebispo de Milão.
Encerrando suas atividades oficiais, Bento XV parte do aeroporto de Milão-Linate para Roma, às 17h30.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pensamentos de São Vicente de Paulo sobre Maria:


Maria, serva humilde:
A humildade está em primeiro lugar no pensamento de Vicente sobre Maria:
“É a virtude de Jesus Cristo, a virtude de sua Mãe, a virtude dos grandes santos… e a virtude que mais necessitam os missionários” ( XI, 745).
Serva que ouve e acolhe a Palavra de Deus:
“Acolhia em seu coração as palavras de seu Filho, e as meditava, de forma que não perdia nada daquilo que Ele dizia” (IX, 370). 
Plena de Caridade:
“De que adianta levar uma sopa, um remédio aos Pobres, se o motivo desta ação não for o amor de Deus? Esta era o motivação de todas as ações da Santíssima Virgem, e das boas mulheres que serviam aos Pobres sob a orientação de Nossa Senhora e dos Apóstolos... aos quais somos tão felizes de suceder” (IX, 38-39).
Maria Pobre, ao lado dos Pobres:
Maria viveu uma vida difícil, dedicada à trabalhos penosos e suportando a vida comum e de pobreza como qualquer mulher Pobre de seu povoado.
“A Santíssima Virgem saía para as necessidades de sua família e para aliviar e consolar aos Pobres, porém fazia tudo na presença de Deus; e fora isso, permanecia sempre tranquila em sua casa, conversando com Deus” (IX, 314).
Mulher discreta, paciente e alegre:
“Minhas filhas! Fazer a visita não é um assunto de menor importância e de fato, encontramos poucos que sejam capazes de fazê-la seriamente... É preciso fazê-la pensando somente em Deus e como fez a Santíssima Virgem quando foi visitar a Santa Isabel, isto é, com mansidão, alegria e caridade. Ela não repreendeu ninguém, senão que com seu exemplo instruiu a Santa Isabel e toda sua família em seus deveres. Não repreendais nunca!” (IX, 245-246).
Mulher de Paz:
“Honremos a paz com que aceitou a Santíssima Virgem a Vontade de Deus na morte de seu Filho” (VII, 360).
Exemplo de modéstia e de pureza:
“Ela tinha tanta modéstia e pureza, que ao receber a saudação do Anjo Gabriel para ser a Mãe de Deus, inclinou-se sem fixá-lo” (IX,97).  

terça-feira, 8 de maio de 2012

Carta aos Sacerdotes


Caros Sacerdotes,
Na próxima solenidade do Sagrado Coração de Jesus (que será no dia 15 de junho de 2012) celebraremos, como de costume, a “ Jornada Mundial de Oração pela Santificação do Clero”.
A expressão da Escritura, «esta é a vontade de Deus: a vossa santificação !» (1Ts 4,3), mesmo que dirigida a todos os cristãos, refere -se de modo particular a nós, sacerdotes, que respondemos não apenas ao convite de “santificar -nos”, mas também àquele de nos tornarmos “ministros da santificação” para os nossos irmãos.
Em nosso caso, esta “vontade de Deus”, por assim dizer, redobrou -se, multiplicou-se ao infinito, e isto de tal modo que podemos e devemos obedecê -la em cada ação ministerial que levamos a cabo.
Este é o nosso magnífico destino: não podemos santificar-nos sem trabalhar pela santificação dos nossos irmãos, e não podemos trabalhar pela santificação dos nossos irmãos sem que primeiro tenhamos trabalhado e ainda trabalhemos em nossa própria santificação.
Introduzindo a Igreja no novo milênio, o Beato João Paulo II nos recordava a normalidade deste “ideal de perfeição”, que deve ser oferecido desde o início a todos: «Perguntar a um catecúmeno: “Queres receber o Batismo?” significa ao mesmo tempo perguntar-lhe: “Queres fazer-te santo?”»1.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Notícias do Seminário Interno

A comunidade do Seminário Interno Interprovincial São Vicente de Paulo participou, entre os dias 5 e 9 de março, do I NOVINTER do ano de 2012, com o tema: Mística, Profetismo e Missão. Este encontro realizou-se na Casa São Leopoldo Mandic, dos Frades Capuchinhos, na cidade de Hidrolândia (GO). A assessoria esteve a cargo da Irmã Rejane Paiva, Dominicana, de Araxá (MG). A assessora conduziu o encontro de forma bem dinâmica, partindo das contribuições dos participantes e utilizando continuamente a Bíblia para construir conjuntamente algumas questões acerca da temática. 
O próximo Novinter está marcado para os dias 14 a 18 de maio de 2012, no mesmo local, com o tema: A graça supõe a natureza: a dimensão humano-afetiva na vida religiosa, e contará com a assessoria de Dom Joaquim Carlos Carvalho, OSB. Só temos a agradecer ao nosso Deus por tantas graças recebidas e por mais uma oportunidade de enriquecer-nos no conhecimento de sua vontade e também de conhecer e partilhar da realidade de tantos outros irmãos e irmãs que estão na mesma caminhada rumo à concretização deste projeto de amor e graça. Contamos com as orações de todos e desejamos que a graça e a paz de Deus nosso Pai estejam com todos nós.
                                                   José Carlos Galeno de Olivindo (PFCM)

Magnificat - Mina

sexta-feira, 4 de maio de 2012

terça-feira, 1 de maio de 2012

PFCM em Festa! Aniversariantes de Maio

Vida
01/05 - Pe.José Artur,CM
13/05 - Pe.Marcelo Pontes,CM