center

.

.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Circular do Pe. Gregory - Superior Geral

CONGREGAZIONE DELLA MISSIONE

CURIA GENERALIZIA















7 de outubro de 2008

Aos Membros da Família Vicentina

Queridos irmãos e irmãs,
           Que a paz e a alegria de Cristo Evangelizador dos Pobres estejam sempre convosco.
           Depois da reunião dos Responsáveis Internacionais da Família Vicentina, em fevereiro passado, começamos a preparar a celebração do 350º aniversário (2010) da morte de São Vicente de Paulo e de Santa Luísa de Marillac. Hoje, tenho a alegria de enviar-lhes o material referente ao planejamento e à organização deste aniversário em nível internacional.
          Nossa celebração consistirá principalmente em honrar São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac como testemunhos e modelos do amor e do serviço aos pobres. Concretamente, durante este tempo de graça, trataremos de aprofundar o sentido de nosso carisma, de nossa espiritualidade vicentina, de nossa relação com os Pobres e entre nós, e celebraremos a herança que nos deixaram, entre outras coisas favorecendo o serviço dos Pobres, por meio de projetos concretos, em colaboração com outros organismos da Igreja e da sociedade, particularmente com projetos orientados para a Mudança de Estruturas na vida dos Pobres.
       Com este fim, organizamos várias comissões para coordenar, em nível internacional, as atividades que permitirão alcançar estes objetivos. Deste modo, a Comissão Herança Vicentina coordenará encontros e programas de reflexão e aprofundamento de nossa espiritualidade vicentina. A Comissão Celebração se encarregará das principais celebrações litúrgicas para esta ocasião. A Comissão Projetos coordenará os projetos a serem realizados em colaboração. Estas comissões, assim como as duas comissões auxiliares –Finanças e Secretaria- ajudarão a Comissão Executiva de Coordenação, dirigida pelo Padre Josef Kapusciak, C. M., com a colaboração da Irmã Guida Palmarita, F. C., e do Padre Manuel Ginete, C. M. No documento anexo, envio uma descrição mais precisa das responsabilidades destas comissões.
     A estrutura agora mencionada, que lhes enviamos, embora diga respeito principalmente à Família Vicentina em nível internacional, pode ser adotada pela Família Vicentina em nível continental ou nacional, se os membros assim o desejarem. Certamente, uma estrutura semelhante facilitará nossa coordenação nos diversos níveis e com os diferentes ramos, fazendo assim de nossa celebração um acontecimento verdadeiramente internacional.
    O ano de 2010 nos traz também o 150º aniversário da morte de São Justino de Jacobis, nosso célebre missionário na Abissínia (Etiópia), cuja contribuição, desde o ponto de vista da missionologia, foi objeto de um estudo recente. Esta será, com efeito, uma ocasião maravilhosa para todos nós, na Família Vicentina, para impregnar-nos de novo do amor aos Pobres e à missão, de que São Vicente, Santa Luísa e São Justino deram testemunho tão admirável em sua vida e em suas obras.
   Mais uma vez, desejo-lhes copiosas bênçãos por ocasião destes importantes aniversários e sou irmão de vocês em São Vicente de Paulo,

G. Gregory Gay, C. M.,

Superior Geral






“Peço a Nosso Senhor que se digne renovar todos vocês em seu espírito, a fim de que todas as suas ações sejam de Deus e que os frutos que daí brotarem sejam frutos de vida eterna...”.
(Carta de J. Martin, 30-julho-1660)

Nenhum comentário: