center

.

.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Paróquia São Raimundo Nonato - Belém/Pa (Programação)


CARREATA DE ABERTURA – 22.08
NOVENÁRIO NA MATRIZ - 22 a 30.08
DIA DO PADROEIRO – 31.08
05:30h – Alvorada com café da manhã
12:00h – Missa dos Raimundos (as) e das gestantes
18:00h – Procissão seguida de missa solene com a presença de Dom Alberto Taveira.
JANTAR DA FESTIVIDADE – 28.08
FESTEJO/ARRAIAL – 29.08 a 07.09
 





domingo, 22 de agosto de 2010

I Feira Vocacional na Paróquia de Santa Cruz - Belém/Pa


Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja lembra, motiva e reza por todas as vocações existentes. Todos nós somos chamados por Deus à realizar no mundo uma missão. Buscando valorizar, suscitando assim novas vocações, rezamos no primeiro domingo pela vocação do padre, no segundo domingo pela vocação famíliar, no terceiro pela vocação religiosa, no quarto domingo pela vocação do leigo e no quinto pela vocação missionária.
É acreditando no chamado que Deus nos faz e na força do Espirito, que derrama seus dons, que a Paróquia de Santa Cruz, em Belém do Pará, realizou no período de 12- 14 de agosto a primeira feira vocacional.
Esse momento foi único na vida das famílias, clero diocesano, religiosos, religiosas e em especial na vida dos jovens que buscam responder a esse chamado.
Que Nosso Senhor continue suscitando boa e santas vocações para Sua Igreja.


Pronto para a chegada dos visitantes
Paróquia de Santa Cruz


.Fundadores: São Vicente e Santa Luisa.

Congregação da Missão e Filhas da Caridade


Missa de Abertura
Paróquia de Santa Cruz

Aguardando o momento certo

Dom Vicente Zico corta a fita

Palavras de Abertura para a I Feira Vocacional

Momento de Show com bandas católicas

Conhecendo os Carismas

Presença da Vida Religiosa

Jovem, Jesus te chama!

Feliz no seguimento de Jesus Cristo

Família Vicentina
Venha você também fazer parte!

Cristo é a Regra da Missão

domingo, 15 de agosto de 2010

100 Anos de Evangelização da Paróquia Nossa Senhora dos Rémedios.

Quanta alegria! Como missionários lazaristas, da Provincia de Fortaleza da Congregação da Missão, vivenciar esta data tão significativa, dos 100 anos de fundação e evangelização, da paróquia Nossa Senhora dos Rémedios no bairro do Benfica em Fortaleza/Ce.
Queremos, por esta ocasião, render graças a Deus por todos os missionários e paroquianos que pela paróquia dos Rémedios, como é conhecida, passou e plantou sementes de fé, esperança e caridade, em especial os missionários holandeses que chegaram no Brasil e juntos com o Pe.GuilhermeVaessem foram sinais do Reino de Deus.
Descrição do Pe.Guilherme vaessem em relação a Paróquia Nossa Senhora dos Rémedios:
"Na extremidade oposta do lugar onde nós devíamos-nos estabelecer, há uma igreja, quase nova ainda, que é desservida; há apenas uma missa no domingo e nem sempre, por falta de padres. O lugar é fresco e sadio. O bonde passa na frente da igreja. E os moradores desta parte da cidade não desejam nada tanto do que ter padres. Entre eles há, na vizinhança mesma da igreja, varias familias, gente muito piedosa e muito rica, que noss prometem construir uma residência. Não tomamos nenhum compromisso a não ser de celebrar a missa e de fazer o catecismo das crianças... Parece-me, então, que não podemos mais hesitar e que o Senhor nos envie esses coirmãos quanto antes" (24-03-1925)
Que Nosso Senhor continue abençoando nossos coirmãos, Pe.Fernando (Pároco) e o Pe. Evaldo (Visitador provincial), que na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios continuam sendo sinais do Reino e do de Deus. Nosso muito obrigado!













quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ser vocacionado é estar comprometido com a vida.







“Coragem! Ele te chama”. Mc 49



O mês vocacional é um tempo oportuno para recordarmos nossa historia vocacional e fazer com que novas pessoas, entre elas os jovens, descubram sua vocação, ou seja, sua missão na Igreja e na sociedade.
Entre tantos homens e mulheres que responderam ao chamado de Deus e assumiram a causa do Reino, trazemos presente para essa reflexão à missão do profeta Jeremias, onde no seu dialogo com o Pai percebemos que Deus que nos chama, nos consagra e nos envia. "Antes de formar você dentro de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações”(Jr 1, 5).Com essas palavras, podemos ter certeza de que a vocação é um dom de Deus. É Ele que nos chama a vida, primeira vocação, e quer que a valorizemos buscando direcioná-la para um compromisso com o próximo no espírito de comunhão e fraternidade. 
Na caminhada vocacional com Jesus, somos convidados a percorrer o caminho do discernimento e do desapego, não alheio à realidade ou negando a história, mais confiantes de que Jesus caminha ao nosso lado dando-nos a graça de sermos fiéis à missão na qual fomos chamados. "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e da Boa Noticia, vai salvá-la”(Mc 8 34-35).
O chamado de Deus não depende da aparência física, da raça ou da situação econômica, mas de estarmos atentos a sua voz, abertos a acolher sua palavra e disponíveis para responder com generosidade o “Sim” para missão. Fazendo referencia a Maria poderíamos dizer: “Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,37).
O Sim de Maria, primeira vocacionada do Pai, transformou-se em serviço. Nós também somos chamados a dizer “sim” para um serviço de amor e gratuidade, ou seja, a uma vocação especifica: seja para a vida matrimonial, sacerdotal, religiosa, laical ou para a vida missionária, tendo sempre por fim o desejo de querer amar e servir o próximo. Em nosso caso como vicentino, servir Cristo na pessoa dos pobres. Jeremias também deu seu “sim” a Deus e assumiu a missão de anunciar a Boa nova a todos os povos denunciando, ao mesmo tempo, as injustiças que causam sofrimento e desigualdade entre homens e mulheres. “Veja: estou colocando minhas palavras em sua boca. Hoje eu estabeleço você sobre nações e reinos, para arrancar e arrasar, para demolir e destruir, para construir e plantar”. 
A exemplo do nosso Mestre Jesus, do profeta Jeremias e de São Vicente, todo Cristão e particularmente a família vicentina é convocada a assumir cada vez mais sua identidade de servos dos pobres, denunciando tudo aquilo que gera morte e aliviando a miséria corporal e espiritual dos mais vulneráveis de nossa sociedade. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para retistuir a libertação a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor”. Lc 4 18-19.
Na confiança de sermos chamados e enviados a participar da construção do Reino de Deus, que já deve começar a existir em nossas comunidades, roguemos ao Senhor da messe que continue enviando trabalhadores para sua Vinha.

Vocação é gritar que o amor não tem fim.


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Parabéns! Comunidade em festa.





01/08 - Pe.Alexandre Fonseca,CM
14/08 - Pe. Jaime Kriek,CM
24/08 - Ir.Gilvan,CM
25/08 - Pe. Arno Miguel,CM

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Retiro em preparação dos votos Perpétuos de Gilvan Manuel e Marcelo Pontes na Congregação da Missão



O Seminário São Vicente de Paulo da Província de Fortaleza da Congregação da Missão se rejubila com estudantes Gilvan Manuel e Marcelo Pontes que, após 8 anos de caminhada, serão incorporados definitivamente na Congregação da Missão e emitirão os votos perpétuos de pobreza, castidade, obediência e estabilidade na congregação para o serviço dos pobres. Este momento, tão importante para a vida destes jovens, foi preparado num clima de muito silêncio e oração, através do retiro, realizado no colégio Catarina Labouré e o mesmo assessorado pela Irmã Marluce, Filha da Caridade de São Vicente de Paulo.