center
center

.

.

CASA DE RETIRO E ENCONTROS

CASA DE RETIRO E ENCONTROS
CONTATO: RUA SÃO VICENTE DE PAULO,300,ANTONIO BEZERRA - FORTALEZA/CE - TEL:(85)3235-6153

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Carta Anual da Presidenta Internacional da JMV


Madri, 02 de fevereiro de 2011

Festa da Apresentação do Senhor


Aos Presidentes e Presidentas,

Assessores e Assessoras,

e demais membros dos Conselhos Nacionais da JMV.

Querid@s amig@s:
O tempo é hoje!
É com estas valiosas palavras, que elegemos como lema internacional da JMV para o 2011, queremos expressar nosso desejo de que o ano que se inicia seja, com a graça de Deus, tempo de semear as sementes dos sonhos de nossa III Assembléia Geral em Portugal.
O Conselho Internacional teve sua primeira reunião ordinária em Madri (Espanha), de 06 a 09 de janeiro de 2011. Foi um tempo forte de reflexão e discernimento sobre o Documento Final da AG2010 e outros aspectos da vida da Associação. A seguir apresentamos algumas decisões, fruto dessa reunião.
A respeito das propostas recebidas durante a Assembléia Geral, o Conselho Internacional comunica a todos os Conselhos Nacionais as seguintes decisões:
-       Revisão do Estatuto Internacional. Esta proposta foi apresentada em 2005 e em 2010. Decidimos não proceder com esta revisão durante este qüinqüênio para dar prioridade a uma importante campanha de autofinanciamento da Associação a nível internacional.
-       Entrega de certificados internacionais ao final do processo formativo ou ao finalizar cursos formativos como líderes. Consideramos não poder realizá-lo sem poder avaliar a qualidade da formação que nos pedem certificar. Mais adiante, apresentaremos uma proposta alternativa.
-       Criação de um Comitê de Coordenação para a JMV África. Os Conselhos Nacionais de África devem ser protagonistas de uma maior colaboração e intercambio entre os países do continente. Por parte do Conselho Internacional, comunicamos que em novembro de 2010, Ghislain Atemezing, Conselheiro Internacional, enviou a todos os Conselhos Nacionais Africanos uma circular convidando-lhes a estreitar os laços entre os países.
-       Mudar a sede do Secretariado Internacional para reduzir gastos. Esta possibilidade foi estudada pelo Conselho anterior, em 2006-2007. Seguimos considerando que não é a resposta mais adequada às necessidades da Associação e ao problema da autofinanciamento.
-       Reduzir o número de reuniões do Conselho Internacional para evitar gastos. Se tomará em conta segundo as necessidades da Associação a nível internacional.
-       Divulgar as funções dos diferentes membros do Conselho e do Secretariado Internacional. Em março de 2011, se publicará na página Web um PowerPoint que explicite a organização da equipe internacional da JMV e os seus diferentes papéis.
-       Apresentação mais sistemática das ações da Equipe Internacional (plano qüinqüenal, calendário anual, informe anual de atividades e da situação econômica). ACarta Anual da Presidenta e o Plano Qüinqüenal são nossa resposta a esta solicitação. Enviaremos a partir de 2012, o informe anual de atividades e de economia.
À luz do Documento Final da AG2010, o Conselho Internacional elaborou umPlano Qüinqüenal de trabalho cujas grandes linhas aparecem abaixo. Queremos destacar que cada Conselho Nacional está convidado a elaborar seu Plano de Trabalho à luz do DF2010, já que alguns compromissos só poderão ser realizados a nível local/nacional. Convém sinalar os seguintes pontos:
Vida Espiritual
-       Em 2003, o Conselho Internacional publicou um Caderno de Oração JMV e pediu que cada país o adaptasse a sua realidade. É tempo de retomar a este material que é muito útil para os encontros e momentos de oração de nossos grupos e conselhos.
-       O Secretariado Internacional emitirá a partir de agora, um Certificado Internacional de Consagração Mariana, a todo membro que tenha feito sua Consagração a partir do ano 2000. O pedido deste Certificado, poderá ser feito pelo Conselho Nacional do país em 02 momentos do ano: 30 de maio e 30 de novembro. Os Conselhos Nacionais poderão solicitar ao Secretariado Internacional a ficha que devem preencher com este propósito.
-       Também se publicará ao final de 2011, 04 instrumentais que ajudem napreparação e no acompanhamento da Consagração Mariana dos membros.
-       Os Conselhos Nacionais estão convidados a reforçar o sentido eclesial da JMV em seu país, procurando disseminar à Associação na Igreja local e conseguir – quando corresponde – o reconhecimento episcopal da JMV. O Secretariado Internacional facilitará “o material necessário.”
Formação
-       Em resposta ao compromisso 2.1 do DF que pede a criação de uma Comissão Internacional de formação e a oferta de cursos on-line, o Conselho Internacional dará a prioridade por agora à consolidação e melhora dosprocessos formativos da JMV nos diferentes países. O fará de diferentes maneiras.
-       Pedimos aos Conselhos Nacionais que enviem ao Secretariado Internacional, antes do 30 de junho de 2011, seus planos formativos. Entendemos por planos de formação o esquema e grandes linhas de conteúdos formativos que deve seguir um jovem em seu percurso dentro da Associação. Os países que não tenham esse processo formativo elaborado estão convidados a enviar-nos seu plano anual de formação referente a 2011.
Serviço e Missão
-       Promoveremos nos próximos meses experiências piloto de germinaçõesque vá mais além do apoio econômico. Os Conselheiros Internacionais se comunicarão com os países eleitos.
-       Vendo a petição de muitos países para receber nosso apoio naapresentação de projetos, estamos estudando uma possível resposta a essa demanda. Mais adiante, proporcionaremos-lhes informações mais concretas a respeito.
Família Vicentina
-       Durante a Assembléia Geral, refletimos sobre a importância do conhecimento mútuo e da colaboração continua entre os diferentes Ramos da Família Vicentina com intuito de facilitar a desembocadura dos membros. É essencial dar importância a essa dinâmica, pois sabemos que não se ama o que não se conhece.
Autofinanciamento
-       Todos os países estão convidados a enviar, antes de 30 de junho de 2011, acota correspondente ao ano 2011.
-       O Conselho Internacional lançará uma importante campanha qüinqüenal de autofinanciamento da Associação a nível internacional de que modo garantize a solvência da estrutura internacional nos próximos 25 anos. Em abril, enviar-lhes-emos uma circular a respeito, já que este projeto ambicioso necessitará a colaboração de todos.
-       Desejamos que tanto a nível nacional como a nível internacional, oautofinanciamento deixe de ser uma preocupação, para converter-se em um desafio e em uma realidade.
Comunicação com a Equipe Internacional
-       Todos os Conselhos Nacionais estão convidados a manter uma estreita comunicação – não esporádica – com o Conselho e o Secretariado Internacional (e-mails disponíveis no boletim de outubro de 2010 e no site do SIJMV, secção JMV Internacional).
-       Como indicamos ao longo desta carta, convidamos-lhes a recordar especialmente as seguintes DATAS-LIMITES para envio de material ao Secretariado Internacional durante esse ano:
  • Quando seja necessário: informe de cada atividade realizada (reunião do Conselho Nacional, encontros regionais ou nacionais, outros), comunicar nomeações e novidades importantes, compartilhar intenções de oração.
  • Novos Conselhos Nacionais: envio do plano de trabalho para todo o período.
  • 30 de janeiro: envio de relatórios das atividades e relatórios econômico do ano anterior.
  • 28 de fevereiro: envio do calendário anual de atividades do ano que começa.
  • 30 de maio e 30 de novembro: envio das listas de consagrados para aquisição do Certificado Internacional.
  • Celebrações das festas marianas, especialmente o 18 de julho (1ª Aparição, Dia Internacional da JMV), 27 de novembro (Nossa Senhora das Graças), 08 de dezembro (Imaculada Conceição).
-       Para esse ano (2011), recordaremos especialmente:
  • 18 de fevereiro: Data limite para a apresentação de candidatos para o Secretariado Internacional.
  • Abril: Lançamento da campanha de autofinanciamento da JMV Internacional.
  • Junho: Data limite para o envio do processo formativo de seu país.
Data limite sugerida para o envio da cota anual.
  • Agosto: Encontro de Jovens Vicentinos e Jornada Mundial da Juventude.
Convidamos a todos os Conselhos Nacionais a estudar, a fundo, o conteúdo desta carta, e da informação anexa. Estamos chamados, desde hoje, a construir as bases para uma Juventude Mariana Vicentina mais fel a sua Missão, audaz ante os sinais dos tempos e criativa na hora de responder aos desafios que se apresentam diante dela a partir de dentro ou desde fora.
A nível internacional, o grande acontecimento deste ano (2011) será sem dúvida o Encontro de Jovens Vicentinos (12-21 de agosto) e a Jornada Mundial da Juventude(16-21 de agosto) que acontecerão em Madri. Sei que por motivos econômicos, muitos não poderão fazer-se presentes. Entretanto, quero recordar-lhes que se trata de um acontecimento de Família e da Igreja Universal, a qual todos podemos participar de diferentes maneiras: estando presentes, aprofundando-se na Mensagem do Papa (www.vatican.va) estudando as catequeses preparatórias disponíveis na Web (www.madrid11.com e http://jmj2011famvin.99k.org), acompanhando, a partir da oração, os preparativos e os encontros. Desejamos que seja uma nova oportunidade para que muitos jovens vivam um profundo encontro com Cristo e edifiquem sua vida sobre sua Palavra.
O novo Conselho Internacional inicia com entusiasmo este qüinqüênio. Deseja fazer tudo o que dependa dele, para que o Documento Final de 2010 se faça realidade na vida da Associação. Seus esforços darão frutos caso se efetive a colaboração de cada Conselho e de cada Membro.
Yas2011
O tempo é hoje! Mãos à obra, para cumprir a Vontade de Deus descoberta em Lisboa durante nossa III Assembléia Geral Internacional. Deus é fiel e multiplicará os pães e os peixes que lhe apresentemos.
A Jesus com Maria,
Yasmine Cajuste
Presidenta Internacional JMV
* * *

Nenhum comentário: