center
center

.

.

CASA DE RETIRO E ENCONTROS

CASA DE RETIRO E ENCONTROS
CONTATO: RUA SÃO VICENTE DE PAULO,300,ANTONIO BEZERRA - FORTALEZA/CE - TEL:(85)3235-6153

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

XVII Encontro Regional dos Estudantes Lazaristas


A formação na PFCM: Cenário e atualização.
30/01 a 03/02/11















É bom estarmos unidos como irmãos. É bom estarmos revigorados, após um proveitoso período de férias, para iniciarmos mais um ano de formação. É muito bom servimos ao Senhor na Congregação da Missão, Província de Fortaleza. Diante de tudo isto, elevamos a Deus nosso agradecimento pelo dom do chamado e pela graça da perseverança firme e fiel.
Nossa motivação para o EREL 2011 partiu de uma frase do texto bíblico onde o mestre Jesus chamou os doze para que estivessem com ele. Também nós queremos estar com o Senhor para que a exemplo dos discípulos estarmos atentos à sua manifestação – vida, missão e destino. Ao seu sempre renovado chamado que nos conduz a uma dinâmica vertical e horizontal. Dinâmica tão bem assimilada por Vicente de Paulo, que na Igreja é exemplo de amor a Deus na pessoa dos pobres. Queremos estar com o Senhor para com ele aprendermos a amar, a amar verdadeiramente. A amar o pobre, o indigente, o discriminado, o abandonado. Queremos na nossa miséria aprendermos da misericórdia divina. E sabemos que isto é páscoa. Ressurreição. Pois o Senhor nos quer sempre melhor.
Estamos a caminho e com muita vontade de aprender. Aprender com todos aqueles que tem algo para nos ensinar. Aprender com os irmãos na comunidade onde a diversidade nos mostra a sabedoria de Deus, a unicidade da existência; aprender com os mestres formadores que na sua experiência e preparo nos apontam sempre o melhor caminho e querem que manifestemos aquilo que temos de melhor; aprender com os orientadores espirituais que na caridade nos acolhem e conosco caminham nas inconstâncias da vida com eles caminhamos nos prados verdejantes e pelas noites escuras; aprender com os mestres professores que com seus diversos modos  nos preparam para darmos o autêntico testemunho da fé católica legítima; aprender com o povo nas comunidades, nas famílias, pois eles são uma rica e sempre renovada manifestação de fé; por fim, aprender com Aquele que é mestre dos mestres em sua Palavra e na Eucaristia, Jesus Cristo e nele, com ele e para ele conduzirmos nossa existência, ou seja, tornar nossa existência cristoforme. Manifestar ao mundo à partir de nossa realidade que Deus continua amando os seus, o amor humano tornando-se amor divino. Um amor que se manifesta na caridade que é a forma efetiva do amar. Por isto, para estar com o Senhor é necessário duas atitudes: O Amor-serviço e a Verdade. Basta aprendermos com a velha teologia da bacia e da toalha.
Dizia um panfleto de propaganda vocacional: “Vocação se faz caminhando”. Assim, queremos nós caminhar reconhecemos que há um Deus que chama, uma Igreja que acolhe e um povo que espera.  Sentimos e acreditamos na formação. Acreditamos no precioso carisma vicentino que no seio da Igreja manifesta ao mundo, de diversas maneiras, que Deus é servido e amado nos pequenos, nos pobres. Queremos sempre renovar a motivação primeira para nunca esquecermos que seguimos a Cristo nas pegadas de São Vicente unido aos pobres. Queremos constantemente aprendermos com o velho cascão a fim de que, imbuídos de suas virtudes estejamos com o Senhor amando e servindo os pobres.
No mais acolhemos a todos. Que sejam dias felizes de convivência, aprendizado, interação. Agradecemos o apoio de nossa província, na pessoa do provincial e seu conselho. Agradecemos também ao nosso formador padre Sílvio. E a todos um feliz e abençoado EREL 2011. Que nos chamou e elegeu foi o próprio Deus Trindade para que estivéssemos com ele.

Pelo EREL:
Sem.Francisco Erlan










Nenhum comentário: