center
center

.

.

CASA DE RETIRO E ENCONTROS

CASA DE RETIRO E ENCONTROS
CONTATO: RUA SÃO VICENTE DE PAULO,300,ANTONIO BEZERRA - FORTALEZA/CE - TEL:(85)3235-6153

terça-feira, 24 de maio de 2011

Fotos da Ordenação do Pe.Marcelo Pontes,CM.


História vocacional
Marcelo Pontes da Silva nasceu a 13 de maio de 1981 filho de Antonio Pontes da Silva e Beatriz Ferreira Alves seus pais são de origem simples que lutaram para criar todos os filhos e  dar-lhes educação tendo tempo para o estudo e trabalho. Ele é o oitavo filho do casal, suas irmãs são Maria de Fátima, Maria Helena, Maria aparecida e Maria José, seus irmãos são Martinez, Marcos Antonio e Maurício.
Marcelo nasceu na cidade de Vera Cruz-RN cidade próxima ao povoado no qual foi criado denominado de lagoa do cajueiro, ele foi o único filho a nascer em uma maternidade, todos os irmãos nasceram em casa. Foi batizado no dia 01 de Novembro do mesmo ano em que nasceu sendo batizado pelo Padre Antonio Barros, fez sua 1° Eucaristia na Capela de Santa Terezinha fontes I aos nove anos, filho de católicos seu pai homem que gostava de festas,mas temente a Deus, sua mãe mulher cristã que tinha uma prática de oração e devoção a Maria. O jovem Marcelo recebeu o sacramento do Crisma por volta dos quinze Anos na Igreja de Nossa Senhora da Penha, Paroquia de Sant’Ana e São Joaquim. Ele estudou no Colégio Municipal Presidente Médice em Quatro Bocas onde concluiu o Ensino Fundamental I e concluiu o Ensino Médio II no Colégio Estadual Professor Gasgar  no ano de 2001.
Marcelo sentiu-se chamado por Deus entre os anos de 1998 a 2001 onde foi acompanhado pelo Padre Aerton Sales seu pároco na época, pelo Seminário São Pedro da Arquidiocese de Natal o acompanhamento durou três anos, e no ano de 2000 conheceu os padres lazaristas ou vicentinos através de um jovem Marial vicentino Anderson Clay e uma Filha da Caridade Ir. Márcia em um encontro da Juventude Marial Vicentina ( JMV) um grupo de jovens que participava desde os seus quinze ou dezesseis anos sendo acompanhado também pela Ir. Alzira F.C.
            Quando ouviu falar dos padres lazaristas eram os vicentinos sentiu algo diferente em seu coração que o motivou à conhecê-los. “Ser Um padre vicentino fazer o que são Vicente fazia acolher e dá comida aos pobres”.
 Em 2002, inspirado nas palavras do Evangelho de São  Mateus cap 19,29 onde diz “Todo aquele que tiver deixado casas ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou outras terras, por causa de meu nome, receberá muito mais e herdará a vida eterna” o jovem vocacionado ingressou no Seminário Padre José Santana em fortaleza onde morou por um ano e ano seguinte no Seminário São Gabriel Perboyre também em fortaleza- CE onde fez toda sua formação filosófica no ITEP (Instituto Teologico Pastoral do Ceará).
Em 2006 foi morar no Rio de Janeiro, Petrópolis onde fez o seminário interno denominado de noviciado na Congregação da Missão, lá teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos a respeito do santo fundador Vicente de Paulo, no ano de 2007 foi para Belém do Pará onde fez seus estudos teológicos no IRFP ( Instituto Regional para Formação Presbiteral _ CNBB- N2) nesse período fez os bons propósitos e em 2010 fez a profissão perpétua tornando-se para sempre um lazarista, um filho espiritual de Vicente de Paulo. No dia 26 de Novembro de 2010 na Paróquia de São Raimundo Nonato Belém-Pa o jovem Marcelo foi ordenado Diácono junto com o seminarista Gilvan  Manuel natural de Piripiri-PI ambos iniciaram sua caminhada vocacional no ano de 2002.
Durante o período formativo o Diácono Marcelo Pontes teve sempre em seu coração e suas orações a confiança no Senhor que como diz o Apostolo São Paulo que “Todas as coisas concorrem para bem daqueles que confiam em Deus” e essa certeza lhe motivou a percorrer o longo caminho formativo desviando de muitos obstáculos que encontrava em seu caminho. Em síntese hoje o Diácono louva a Deus pelo Dom Vocacional que o Senhor  lhe confiou e agradece a Deus, familiares, amigos pelo apoio e presença sempre presente em sua vida.

Auto-Bibiografia
Marcelo Pontes da Silva nasceu na cidade de Vera Cruz ( RN), aos 13 de Maio de 1981, sendo o 8°  filho do casal  Antonio Pontes da silva e Beatriz Ferreira Alves. Recebeu o batismo no dia 01 de Novembro do mesmo ano na paróquia de Sant’ Ana e S. Joaquim, em S. José de Mipibu (RN).
Ingresso na Congregação da Missão no dia 22 de fevereiro de 2002 ( Fortaleza – CE).  Cursou  filosofia ( 2003- 2005) no ITEP( Instituto Teológico Pastoral do Ceará).  Fez o seminário interno ( Noviciado) no ano 2006, em Petrópolis ( RJ)  e estudou Teologia ( 2007 -2010) no IRFP ( Instituto Regional para Formação Presbiteral _ CNBB- N2), na cidade de Belém do Pará. Emitiu os votos perpétuos no dia 06 de Agosto de 2010.

Nenhum comentário: