center

.

.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Nunca vos deixeis invadir pelo desânimo!

Cidade do Vaticano, 24 de Março de 2013
Apresentamos a homilia do Santo Padre Francisco na Celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.
1.  Jesus entra em Jerusalém. A multidão dos discípulos acompanha-O em festa, os mantos são estendidos diante d’Ele, fala-se dos prodígios que realizou, ergue-se um grito de louvor: «Bendito seja o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!» (Lc 19, 38). Multidão, festa, louvor, bênção, paz: respira-se um clima de alegria. Jesus despertou tantas esperanças no coração, especialmente das pessoas humildes, simples, pobres, abandonadas, pessoas que não contam aos olhos do mundo. Soube compreender as misérias humanas, mostrou o rosto misericordioso de Deus e inclinou-Se para curar o corpo e a alma.
Assim é Jesus. Assim é o seu coração, que nos vê a todos, que vê as nossas enfermidades, os nossos pecados. Grande é o amor de Jesus! E entra em Jerusalém assim com este amor que nos vê a todos. É um espectáculo lindo: cheio de luz – a luz do amor de Jesus, do amor do seu coração –, de alegria, de festa.
No início da Missa, também nós o reproduzimos. Agitámos os nossos ramos de palmeira. Também nós acolhemos Jesus; também nós manifestamos a alegria de O acompanhar, de O sentir perto de nós, presente em nós e no nosso meio, como um amigo, como um irmão, mas também como rei, isto é, como farol luminoso da nossa vida. Jesus é Deus, mas desceu a caminhar connosco como nosso amigo, como nosso irmão; e aqui nos ilumina ao longo do caminho. E assim hoje O acolhemos. E aqui temos a primeira palavra que vos queria dizer: alegria! Nunca sejais homens emulheres tristes: um cristão não o pode ser jamais! Nunca vos deixeis invadir pelo desânimo! A nossa alegria não nasce do facto de possuirmos muitas coisas, mas de termos encontrado uma Pessoa: Jesus, que está no meio de nós; nasce do facto de sabermos que, com Ele, nunca estamos sozinhos, mesmo nos momentos difíceis, mesmo quando o caminho da vida é confrontado com problemas e obstáculos que parecem insuperáveis… e há tantos! E nestes momentos vem o inimigo, vem o diabo, muitas vezes disfarçado de anjo, e insidiosamente nos diz a sua palavra. Não o escuteis! Sigamos Jesus! Nós acompanhamos, seguimos Jesus, mas sobretudo sabemos que Ele nos acompanha e nos carrega aos seus ombros: aqui está a nossa alegria, a esperança que devemos levar a este nosso mundo. E, por favor, não deixeis que vos roubem a esperança! Não deixeis roubar a esperança… aquela que nos dá Jesus!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Primeiras palavras do Papa Francisco I

"Queridos irmãos e irmãs, boa tarde, como vocês sabem os cardeais no conclave têm que encontrar um bispo para Roma, e parece que os irmãos cardeais o procuraram quase no fim do mundo, mas estamos aqui. Agradeço-lhes a acolhida à comunidade diocesana de Roma como seu bispo.
Em primeiro lugar queria fazer uma oração pelo nosso bispo emérito Bento XVI, rezemos todos juntos para que o Senhor o abençoe e a Virgem o proteja.
Desejo a todos que este caminho de Igreja que começamos hoje e no qual me ajudará o cardeal vigário aqui presente, seja fecundo para a evangelização (Aplausos).
E agora eu gostaria de dar a bênção - disse o Santo Padre – ainda que antes, peço-lhes um favor: antes de que o bispo abençoe o povo, peço-lhes que rezem ao Senhor para que me abençoe. Porque é a oração do povo pedindo a benção para o seu bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim”.
[Anúncio da Indulgência Plenária]
Agora vos darei a benção, a vós e a todos os homens e mulheres de boa vontade.
[Benção Urbi et Orbi]
Irmãos e irmãs, vos deixo, muito obrigado pela acolhida, rezem por mim e até logo, nos vemos em breve. Amanhã quero rezar à Nossa Senhora, para que proteja toda Roma. Boa noite e bom descanso".

terça-feira, 12 de março de 2013

Grupo de Estudos Vicentinos

     Fonte: www.pbcm.com.br 
Entre os dias 9 e 10 de março de 2013, realizou-se o primeiro encontro do Grupo de Estudos Vicentinos (GEV), reunindo Padres da Missão e Filhas da Caridade das Províncias do Brasil, indicados por seus respectivos Visitadores(as). O encontro teve lugar na Casa Provincial das Filhas da Caridade da Província do Rio de Janeiro. Das 3 Províncias da Congregação da Missão, apenas a Província do Sul não enviou representante. Das 6 Províncias das Filhas da Caridade, somente a de Fortaleza não se fez presente. Erámos, portanto, 7 participantes, acolhidos e estimulados pelos Visitadores Irmã Maria Cristina d’Abruzzo e Pe. Geraldo Ferreira Barbosa, que, desde o começo, se dispuseram a oferecer condições para que o Grupo pudesse vir à luz e concretizar sua proposta.
Neste primeiro encontro, detivemo-nos sobre o estado atual dos estudos vicentinos nas Províncias; elaboramos o Projeto do GEV, a partir do esboço anteriormente apresentado aos Visitadores(as); consideramos uma proposta de conteúdo e método para uma adequada abordagem das fontes vicentinas, particularmente no que se refere à experiência espiritual de São Vicente; definimos estratégias e distribuímos tarefas em vista do encaminhamento de nossos trabalhos. Desfrutamos também de momentos fortes de oração em comum, apropriando-nos de nossa mais genuína tradição vicentina. A próxima reunião terá lugar na Casa Provincial das Filhas da Caridade de Curitiba, de 31 de maio a 2 de junho de 2013.
A seguir, apresentamos o Projeto, na esperança de torná-lo realidade para colaborar na permanente tarefa de revitalização e transmissão da herança recebida de nossos fundadores.

quarta-feira, 6 de março de 2013

15 de Março: Festa de Santa Luisa de Marillac

Retiro na Terra Santa

No periodo de 18 a 26 de fevereiro estiveram em retiro, na Terra Santa, dois bispos, alguns padres e diáconos permanentes da Arquidiocese de Belém/PA. Entre eles fizeram-se também presente três padres lazaristas: Pe.Severino (Paróquia da Imaculada Conceição), Pe.Silvio (Paróquia de São José - Tucuruí/Pa) e Pe. Anderson (Paróquia de São Raimundo Nonato).
Foi um tempo de muita fé e emoção. Percorrer os caminhos que Jesus Cristo andou, realizando as maravilhas de Deus, vivendo sua paixão, morrendo e ressuscitando, é voltar ao sentido verdadeiro da nossa fé. Apesar da pluralidade religiosa existente em Israel, em especial Jerusalém, vemos as sementes do Verbo Encarnado sendo lançadas nos corações de tantos peregrinos que ali vão em busca do encontro pessoal com Cristo......
Que Jeus, a cada dia, fortaleza nossa fé e que possamos ser instrumentos do Amor de Deus, assim como Jesus fez e ensinou.... Obrigado a todos que proporcionaram esse momento de oração, conhecimento e amizade. Que Deus os abençoe!

Aniversariantes de Março

05/03 - Pe.Fernando Barbosa
09/03 - Pe. Evaldo (Visitador)
10/03 - Pe. Hermano Mestron
14/03 - Pe. Bonfim
19/03 - Pe. Junior Rebouças 
19/03 - Pe.Janio José
29/03 - Pe. Marcos Mesquita