center

.

.

terça-feira, 12 de março de 2013

Grupo de Estudos Vicentinos

     Fonte: www.pbcm.com.br 
Entre os dias 9 e 10 de março de 2013, realizou-se o primeiro encontro do Grupo de Estudos Vicentinos (GEV), reunindo Padres da Missão e Filhas da Caridade das Províncias do Brasil, indicados por seus respectivos Visitadores(as). O encontro teve lugar na Casa Provincial das Filhas da Caridade da Província do Rio de Janeiro. Das 3 Províncias da Congregação da Missão, apenas a Província do Sul não enviou representante. Das 6 Províncias das Filhas da Caridade, somente a de Fortaleza não se fez presente. Erámos, portanto, 7 participantes, acolhidos e estimulados pelos Visitadores Irmã Maria Cristina d’Abruzzo e Pe. Geraldo Ferreira Barbosa, que, desde o começo, se dispuseram a oferecer condições para que o Grupo pudesse vir à luz e concretizar sua proposta.
Neste primeiro encontro, detivemo-nos sobre o estado atual dos estudos vicentinos nas Províncias; elaboramos o Projeto do GEV, a partir do esboço anteriormente apresentado aos Visitadores(as); consideramos uma proposta de conteúdo e método para uma adequada abordagem das fontes vicentinas, particularmente no que se refere à experiência espiritual de São Vicente; definimos estratégias e distribuímos tarefas em vista do encaminhamento de nossos trabalhos. Desfrutamos também de momentos fortes de oração em comum, apropriando-nos de nossa mais genuína tradição vicentina. A próxima reunião terá lugar na Casa Provincial das Filhas da Caridade de Curitiba, de 31 de maio a 2 de junho de 2013.
A seguir, apresentamos o Projeto, na esperança de torná-lo realidade para colaborar na permanente tarefa de revitalização e transmissão da herança recebida de nossos fundadores.

Projeto do Grupo de Estudos Vicentinos
Objetivo
Constituir um grupo de estudos que se disponha a aprofundar a herança vicentina para transmiti-la com coerência, evidenciando seu sentido e sua atualidade.
Motivações
  • Da assimilação da herança vicentina depende a definição de nossa identidade e a relevância das respostas que damos às necessidades do mundo dos pobres e aos apelos da Igreja, hoje.
  • Da consciência do significado e do valor de nossas fontes brota o impulso vital de que precisamos para assumir e levar em frente a missão que o Senhor nos confia junto aos pobres.
  • Da seriedade com que nos aplicamos a cultivar nosso patrimônio espiritual e apostólico decorre a fecundidade do Serviço de Animação Vocacional Vicentino e da assessoria à Família Vicentina.
Membros
  • Filhas da Caridade, Padres e Irmãos da Congregação da Missão e outros membros da Família Vicentina que gostem de estudar e tenham interesse em aprofundar seu conhecimento das fontes vicentinas.
  • Como os membros não estão liberados para este serviço, é importante que, ao aceitarem participar do grupo, se comprometam a “criar” espaços em meio às suas múltiplas atividades para dedicar tempo ao e
    Meios
    studo.
  • Aprofundar, por meio de leituras, estudos e debates, os principais conteúdos da herança vicentina (vida, experiência espiritual e obras de São Vicente de Paulo; Santa Luísa de Marillac; fundamentos da espiritualidade vicentina e seus desdobramentos; nossos modelos de santidade; identidade e história de nossos Ramos; etc).
  • Suscitar o interesse e estimular a redescoberta de nossas fontes, através de iniciativas de formação permanente [encontros em diferentes níveis, pesquisas e publicações (científicas e populares), retiros espirituais vicentinos, trabalhos artísticos, website, etc].
  • Manter-se sempre à disposição dos Ramos e dos Regionais da Família Vicentina.
Observações
  • No intuito de preservar a comunhão, os encaminhamentos e projetos do Grupo deverão ser acompanhados de perto pelos responsáveis dos Ramos, a fim de que em nada se assemelhe a uma iniciativa isolada.
  • Recomenda-se a leitura do artigo Organismos de estúdios y de animación vicenciana (Vincentiana, año 44, n.2, p.130-141, mar./abr.2000), no qual se pode encontrar o relato de experiências desenvolvidas em outros países, todas relacionadas aos estudos vicentinos. 
Filhas da Caridade
  1. Província da Amazônia: Irmã Josefa Eleni Bezerra
  2. Província de Belo Horizonte: Irmã Heloísia Helena Novaes
  3. Província de Curitiba: Irmã Neriuza Franco
  4. Província de Recife: Irmã Maria Vanda de Araújo
  5. Província do Rio de Janeiro: Irmã Carolina Mureb Santos
Congregação da Missão
  1. Província de Fortaleza: Pe. Carlos César Oliveira
  2. Província do Rio de Janeiro: Pe. Vinícius Augusto Ribeiro Teixeira

Nenhum comentário: